Ocean Week: Programa WASOP recomenda que sector de aquacultura seja abordado com estratégias regionais

Inicio | Ambiente
Ocean Week: Programa WASOP recomenda que sector de aquacultura seja abordado com estratégias regionais
06/11/25 - 10:48 pm

Mindelo, 06 Nov (Inforpress) – O Programa de Oceanos Sustentáveis da África Ocidental (WASOP; sigla em inglês), lançado nesta semana em Cabo Verde, recomenda que sector de aquacultura seja abordado com estratégias regionais, avançou a directora do projecto.

Laure Bruma avançou a decisão à imprensa no encerramento da reunião, inserida no programa da Semana dos Oceanos de Cabo Verde (CV Ocean Week), para o lançamento do projecto promovido pela União Europeia, juntamente com a Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). 

Os 13 países intervenientes concordam que a aquacultura sustentável, segundo a mesma fonte, deve ser abordada com estratégias regionais, particularmente para promover o comércio intra-regional no sector.

Neste quesito, Laure Bruma considerou ser Cabo Verde “um verdadeiro laboratório a céu aberto para a gestão sustentável dos oceanos e inovação na economia azul sustentável”, referindo-se a visitas a Fazenda do Camarão, no Calhau, e  a várias outras instituições ligadas à área marítima. 

O encontro, que se iniciou na terça-feira, 04, até à noite de hoje, permitiu ainda, ajuntou, debater temas importantes relacionados com o financiamento de áreas marinhas protegidas e de desenvolvimento de redes regionais direccionadas a essas áreas.

“Também ficou decidido o compartilhamento de boas práticas entre os países, e também com instituições públicas e empresas privadas na União Europeia, para criar parcerias vantajosas para todos e alcançar esses objectivos”, explicou Laure Bruma.

Outros aspectos de destaques apontados pela responsável foi a assinatura de dois memorandos de entendimento entre os bancos de investimento regionais da África Ocidental para reforçar a sua actuação no financiamento da economia azul.

“O WASOP apoiará a finalização da sua estratégia para a economia azul, conforme solicitado pela UEMOA [União Económica e Monetária da África Ocidental] para promover a gestão sustentável dos oceanos como fonte de crescimento inclusivo”, acrescentou.

Laure Bruma regozijou-se por o encontro ter tido um forte apoio político, principalmente da parte cabo-verdiana.

Um aspecto confirmado pelo ministro do Mar, Jorge Santos, que na intervenção de encerramento afirmou que Cabo Verde, ao receber a primeira reunião do programa, está a reforçar o seu compromisso com a gestão responsável do oceano e o comprometimento com a cooperação e integração regional. 

Os países do WASOP devem reunir-se novamente no final de Novembro, no Senegal, para discutir questões relacionadas à governança dos oceanos e ao combate à sobrepesca, e de depois na Mauritânia, em Abril de 2026.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar