
Cidade do Tarrafal, 15 Dez (Inforpress) - O cancelamento da viagem do navio Liberdadi com escala São Nicolau - Sal, programada para hoje, condicionou o escoamento de produtos da ilha com os comerciantes a falar em prejuízos.
Em declarações à Inforpress, a peixeira Valentina Monteiro afirmou ser “preocupante” a situação enfrentada nos últimos dias, devido ao cancelamento das viagens de e para São Nicolau.
Conforme avançou, todos os dias têm de armazenar os produtos no gelo para melhor conservação, o que aumenta mais ainda as suas despesas.
“É uma situação lamentável e a cada dia a tendência é piorar, se não arranjarem uma solução eficaz para o problema de transportes”, realçou.
A mesma fonte disse ser compreensível o cancelamento devido às condições meteorológicas, contudo, há vários dias tentam enviar produtos mas o navio Liberdadi “não tem correspondido à demanda da ilha”.
Também em entrevista à Inforpress, a peixeira Elisabete Cruz salientou que “mais uma vez” as peixeiras e agricultores não conseguiram escoar os seus produtos, aumentando assim as suas despesas.
“O navio Liberdadi não tem espaço suficiente para satisfazer o envio de produtos de pesca e agricultura, e muitas vezes ficamos com os produtos estagnados na ilha”, afirmou, apontando ser necessária uma melhor solução de transporte para apoiar as pessoas ligadas a estes sectores.
Conforme as informações disponibilizadas na página de Facebook da CV Interilhas, as viagens da linha redonda mantêm-se suspensas, contudo devido a melhoria das condições do mar na região São Vicente e São Nicolau, hoje foi assegurada uma operação entre estas duas ilhas.
LS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar