
Santa Maria, 06 Nov (Inforpress) – A vila da Palmeira foi palco hoje de um desfile militar e das forças de segurança, para enaltecer o compromisso das Forças Armadas.
O evento visou ainda reforçar a coesão entre todas as forças que dedicam o seu serviço à segurança do país.
A iniciativa alusiva ao Dia da Defesa Nacional, não só demonstrou a “prontidão dos contingentes militares e de segurança”, mas também procurou aproximar estas forças da comunidade local.
O comandante da Segunda Região Militar, Álvaro Flor da Luz, destacou a importância do evento, sublinhando a natureza abrangente da Defesa Nacional.
O responsável militar explicou que o objetivo é "demonstrar qual é a importância da Defesa Nacional e demonstrar que a Defesa Nacional é de todos”.
"Não é um assunto que diz respeito somente às Forças Armadas, mas diz respeito à polícia, diz respeito aos médicos, diz respeito aos professores, porque todos nós somos chamados a defender aquilo que é Cabo Verde, aquilo que é a nossa soberania, aquilo que são os valores e defender as nossas populações”, explicou
Quanto à escolha do local, o comandante Flor da Luz justificou que, sendo este o seu terceiro ano no comando da 2ª Região Militar, o desfile na Palmeira insere-se numa estratégia de levar as celebrações a diferentes pontos da ilha, após terem ocorrido em anos anteriores nos Espargos e em Santa Maria.
“A escolha da Palmeira visou trazer também à população da Palmeira esse sentimento de que as forças de segurança e as forças de defesa também estão com a localidade da Palmeira”, continuou.
O desfile na Palmeira marcou o ponto alto das celebrações do Dia da Defesa Nacional, mas integra um leque mais vasto de actividades.
O comandante detalhou que a comemoração inclui palestras em escolas sobre o serviço militar obrigatório, feiras de saúde, e uma campanha de limpeza agendada para a próxima sexta-feira, na localidade de Pedra de Lume.
Álvaro Flor da Luz assegurou que um conjunto similar de actividades está a ser levado a cabo em todas as outras regiões militares do país para assinalar a importante efeméride.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar