
Mindelo, 29 Out (Inforpress) – Mais de uma centena de pessoas participaram hoje na Praça Dom Luís, no Mindelo, na feira de saúde realizada pela Igreja do Nazareno em parceria com a Delegacia de Saúde para despiste de várias doenças.
Uma adesão que superou as expectativas da presidente da Missão Nazarena Internacional (MNI) do Mindelo, Mirian Almada, que explicou terem preparado a iniciativa para atender a utentes sem possibilidade de se deslocarem às estruturas de saúde.
Sendo assim, levaram a feira ao centro da cidade do Mindelo para despistes de glicemia, hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis, exames de citologia, fisioterapia e outros, em conjunto com a Delegacia de Saúde de São Vicente, clínicas privadas e médicos da própria igreja.
Atendimentos que, segundo a mesma fonte, foram procurados por mais de uma centena de pessoas em cerca de quatro horas de duração.
Da parte da Delegacia de Saúde, a enfermeira Marlinda Rocha considerou que este tipo de iniciativa permite se aproximar mais da população e incentivar mais o cuidado com a saúde.
“A saúde é um dever do Estado, mas é uma responsabilidade de cada pessoa”, alertou Marlinda Rocha, referindo-se à equipa de sensibilização instalada na feira para a promoção de estilos de vida saudável.
A enfermeira informou ainda que os casos detectados estão a ser encaminhados a médicos de clínica geral e à Delegacia de Saúde para o devido acompanhamento.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar