Professor da Uni-CV Manuel Brito-Semedo participa em simpósio internacional na Universidade de Harvard

Inicio | Cooperação
Professor da Uni-CV Manuel Brito-Semedo participa em simpósio internacional na Universidade de Harvard
09/10/25 - 10:59 am

Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) - O antropólogo, professor, ensaísta e cronista cabo-verdiano Manuel Brito Semedo vai representar Cabo Verde no simpósio internacional “A luta continua! – 50 aniversário da libertação africana do domínio português”.

O evento decorre nos dias 24 e 25 de Outubro de 2025, na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts (EUA).

De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, o evento reúne investigadores e académicos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, bem como representantes das diásporas, para debater os legados das lutas de libertação, os desafios pós-coloniais e as dinâmicas culturais e políticas dos últimos 50 anos.

Cabo Verde estará representado por quatro académicos: Ângela Sofia Benoliel Coutinho (IPRI – Universidade Nova de Lisboa), Abel Djassi Amado (Simmons University, EUA), João Resende-Santos (Bentley University, EUA) e Manuel Brito-Semedo (Universidade de Cabo Verde).

Três pertencem à diáspora académica, enquanto Brito-Semedo, professor aposentado da Uni-CV e residente no país, será o único a intervir a partir da experiência vivida em Cabo Verde, levando igualmente o nome da universidade pública a este fórum internacional.

Os trabalhos iniciam-se no dia 24 com a sessão plenária “África e a Educação para a Democracia Global”, seguida de debates sobre Políticas da Memória na Pós-colónia e Escritores, Escrita e a Desconstrução da Ordem Colonial.

No dia 25 realizam-se os painéis “A guerra fria – particularidades africanas lusófonas”, “Libertação, arte e pós-colónia” e “Trajectórias de democratização nos PALOP”, onde Brito-Semedo participará.

No painel V – Trajectórias de Democratização nos PALOP, moderado por Abel Djassi Amado, Brito-Semedo apresentará a conferência “Cabo Verde: Entre Ilhas e Destinos – Insularidade, Crioulidade e Comunidades Atlânticas”, destacando a insularidade como abertura ao mundo, a crioulidade como identidade partilhada e a diáspora como “décima primeira ilha”.

O painel inclui ainda comunicações de Marinela Cerqueira (História Social de Angola), Olukunle P. Owolabi (Villanova University) e Aleida Mendes Borges (King’s College London).

O simpósio conta com a presença de representantes de instituições como Yale, Princeton e Johns Hopkins, reforçando a dimensão académica do encontro e garantindo a presença de Cabo Verde no panorama académico mundial.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar