Sal Rei, 15 Nov (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana da Independente e Democrática (UCID) à Câmara Municipal de Boa Vista, Valdir Monteiro, disse hoje que quer “melhorar a saúde” da ilha e reforçar o turismo nas diferentes povoações.
A UCID foi a primeira candidatura a levar a campanha porta-a-porta para fora da cidade de Sal Rei e escolheu Povoação Velha (Estância) por ter uma população maioritariamente idosa, devido ao êxodo dos jovens da localidade.
Para o povoado, Valdir Monteiro levou a promessa, caso vença as eleições de 01 de Dezembro, de introduzir melhorias no sistema de saúde da ilha, revelando uma “especial preocupação” com a população mais idosa das povoações, como é o caso de Povoação Velha.
“É uma população idosa, então nesse contexto podemos dizer que se um idoso tiver algum mal-estar, até chegar a vila, é uma dificuldade enorme e não sabemos se vai chegar com vida. Esse é um dos nossos objetivos: conseguir mesmo melhorar a saúde na comunidade, pelo menos para ter o primeiro socorro e aquele atendimento básico diário”, ressaltou
O candidato apontou a necessidade de colocar um enfermeiro no local, melhorar as condições para ter esterilizadores de materiais, curativos, entre outros consumíveis sanitários.
O candidato afirmou que as pessoas estão a dizer que desta política que estão a precisar, porque, sublinhou, “realmente já estão saturadas, tanto do partido A quanto do partido B, que já tiveram a oportunidade de estar na Câmara Municipal”.
Valdir Monteiro também falou da necessidade de reforçar as iniciativas que têm sido feitas para a promoção do turismo, um dos maiores sustentos da localidade.
Indicou ainda a falta de um “apoio mais efectivo” às pessoas que trabalham com pesca na zona, bem como o trabalho de proteção das tartarugas em Varandinha, construindo estradas para favorecer o desenvolvimento de todas essas actividades.
Na Boa Vista, concorrem ao cargo para presidente da câmara Valdir Monteiro (UCID). Cláudio Mendonça (PAICV) e João Spencer (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar