Mindelo, 15 Nov (Inforpress) - O candidato da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) às autárquicas de 01 de Dezembro, em São Vicente, António Monteiro, considerou hoje que a câmara deve ter uma gestão “tecnicamente eficaz” e “altamente qualificada”.
António Monteiro manifestou essa vontade durante um comício em Fonte Francês, zona onde cresceu.
“Temos uma câmara que tem 2.500 trabalhadores, mas na lista aparecem 1.600 trabalhadores. Os restantes 900 não constam na lista e por sinal não tem nem seguro, nem apoio social”, criticou, prometendo, caso vencer, ter todos os trabalhadores legalizados e protegidos pela previdência social, com direito a assistência médica e medicamentosa.
Para António Monteiro, a câmara não pode continuar com “uma gestão danosa como a actual”, lembrando que em Chã de Marinha “passou quatro anos a construir 400 metros de calçada”, porque colocaram pessoas a trabalhar e a receber, “mas não havia materiais”.
“A câmara municipal tem que ter uma gestão tecnicamente eficaz altamente qualificada porque o dinheiro da câmara não é de nenhum presidente. É dos contribuintes de São Vicente”, explicou, defendendo que os impostos dos contribuintes devem ser geridos da melhor forma possível.
Segundo o candidato, o problema de gestão também é visto na forma como os munícipes são tratados quando vão à procura de um terreno para construir as suas casas.
Em contrapartida, acusou, “há vários amigos do presidente com pastas cheias de plantas de localização a fazer corrupção e negociatas”.
Para candidata à presidência da assembleia municipal, Zilda Oliveira, os sanvicentinos precisam que a ilha se desenvolva e precisam também de ver o desenvolvimento “estampado na cara” de todos os munícipes, na qualidade de vida das pessoas.
“Infelizmente não é isso que estamos a ver. Vemos pobreza, desemprego, desemprego jovem, precariedade laboral, muitos problemas na ilha e famílias com dificuldades”, argumentou Zilda Oliveira, pedindo aos munícipes para mudar a ilha com voto na UCID no dia 01 de Dezembro.
Em São Vicente concorrem ao cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV dominou em oito.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar