Nova Sintra, 15 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV à Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, assumiu esta quinta-feira, 14, em Nova Sintra, o compromisso de impulsionar a agricultura e a pesca, visando maior produtividade e melhoria da qualidade de vida na ilha.
Para Amândio Brito, candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que vai estar hoje nas localidades de Campo Baixo e Pau, a agricultura e a pesca são pilares estratégicos para impulsionar o desenvolvimento da ilha.
O candidato sublinhou que a Brava, conhecida pelo seu solo fértil, já foi uma ilha produtora e exportadora de bens agrícolas, especialmente para o Fogo e Santiago. Segundo ele, a prioridade actual é aproveitar o potencial hídrico da ilha para revitalizar a agricultura.
“A agricultura deve ser fortemente apostada, pois é um sector que pode garantir algum grau de auto-suficiência alimentar, criar empregos, gerar rendimentos para as famílias e melhorar a qualidade de vida dos bravenses,” destacou.
No sector das pescas, Amândio Brito observou que, embora a actividade seja uma vocação da ilha, ela tem sido explorada de forma limitada, pelo que propõe apoiar os pescadores e peixeiras, mobilizando e fornecendo equipamentos modernos, embarcações maiores e condições para uma pesca mais eficiente e diversificada.
“A nossa meta é transformar a pesca num sector com um contributo significativo para o desenvolvimento da Brava, indo além da abordagem tradicional e aproveitando o potencial marítimo em áreas mais distantes”, explicou Amândio Brito que se candidata pela primeira vez à autarquia da Brava.
Entre os projectos previstos, o candidato mencionou a construção de um mercado de peixe na zona de Furna e a melhoria das infra-estruturas no mercado de Nova Sintra, acções que, segundo o mesmo, irão fortalecer a economia local e melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área.
Com essas iniciativas, o candidato reafirma o compromisso de promover o progresso sustentável da Brava, apostando nos seus recursos naturais e no desenvolvimento das comunidades locais.
Na ilha Brava concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Amândio Brito (PAICV) e Francisco Tavares (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar