Nova Sintra, 15 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, reforçou o seu compromisso em continuar a investir na formação da juventude e a dinamizar o desporto na ilha.
O candidato do MpD, que alterou a agenda de hoje, indo para Mato Grande em vez de Lém, enfatizou que, durante sua gestão, a autarquia “investiu significativamente” na qualificação profissional dos jovens, oferecendo cursos para aqueles com escolaridade entre o 8.º e o 12.º ano, além de apoiar os que buscam o ensino superior.
“Actualmente, temos 63 jovens da ilha Brava a receber subsídios municipais para estudar em outras ilhas de Cabo Verde, uma iniciativa que visa garantir mais oportunidades para nossa juventude", afirmou o candidato, desejando dar continuidade ao desenvolvimento nesta área.
Francisco Tavares, que concorre à sua própria sucessão, ressaltou também a necessidade de dinamizar a área desportiva.
Durante o actual mandato, indicou, foram construídos dois novos polivalentes e cinco espaços desportivos foram requalificados e o objectivo, agora, é proporcionar aos jovens melhores condições para a prática de desporto e promover a saúde e o bem-estar na comunidade.
“Agora, a próxima fase será dinamizar as actividades desportivas, especialmente em modalidades como voleibol, basquete e andebol. A falta de iniciativas da sociedade civil tem dificultado a criação de associações desportivas nessas áreas. Por isso, a Câmara já deu o primeiro passo com a criação de uma escola de iniciação ao andebol, e, neste mandato, vamos reforçar ainda mais esse apoio,” afirmou Francisco Tavares.
O candidato também destacou o esforço da câmara em garantir o transporte escolar gratuito para todos os alunos da ilha Brava, uma medida que visa reduzir as desigualdades e garantir que todos tenham acesso à educação, independentemente da sua localização na ilha.
Com estas iniciativas, que abrangem tanto a formação educacional como a prática desportiva, Francisco Tavares reafirmou o seu compromisso com o futuro da juventude bravense, apostando na educação e no desporto como pilares fundamentais para o desenvolvimento da ilha e o bem-estar da população.
Na ilha Brava concorrem ao cargo de presidente da câmara Amândio Brito (PAICV) e Francisco Tavares (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar