São Filipe, 15 Nov (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Egídio de Pina, criticou a situação da pesca em São Filipe e a ineficiência ou ausência de políticas para o sector e propõe soluções.
O candidato destacou “problemas sérios” no sector da pesca e criticou a falta de “políticas eficazes” e a gestão ineficiente da governação local nos últimos quatro anos que tem afectado pescadores, peixeiras e a economia local.
Egídio de Pina enfatizou que o sector da pesca se encontra degradado, resultado de políticas ineficientes ou da ausência completa de políticas e apontou a necessidade urgente de uma maior aproximação entre a administração e os pescadores, para promover soluções conjuntas em vez de esperar que a situação se transforme em confrontos.
“O que vemos são investimentos feitos de forma inadequada, como embarcações adquiridas para a pesca que estão paradas no porto, sofrendo com o desgaste. Esses projectos não foram devidamente pensados, projectados ou negociados com a comunidade pesqueira, e faltou comunicação directa com os pescadores”, explicou Egídio de Pina.
O candidato observou que as embarcações entregues a associações não têm estabilidade nem as condições necessárias para pesca em áreas mais distantes, como os Ilhéus Rombos e chamou atenção para a falta de segurança das embarcações e a necessidade de preparar melhor os pescadores.
"É fundamental oferecer formação adequada aos pescadores e garantir que as embarcações estejam equipadas com as condições de segurança necessárias para operações em mar aberto", reforçou.
Outro problema destacado foi a aquisição de uma máquina de gelo, que, segundo o mesmo, ainda não está em funcionamento e criticou a ausência de uma equipa ou comissão de gestão que envolve os pescadores e peixeiras para gerir esse recurso.
Egídio de Pina concluiu afirmando que a candidatura da UCID pretende resolver essas questões com uma gestão mais próxima e eficiente, propondo a criação de comissões organizadas por pescadores para administrar melhor os recursos e fortalecer o sector da pesca de São Filipe.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar