Ilha do Sal: Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anuncia investimentos para ilha

Inicio | Cultura
Ilha do Sal: Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anuncia investimentos para ilha
11/09/25 - 10:58 pm

Espargos, 11 Set (Inforpress) - O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) anunciou hoje, no âmbito de uma visita à ilha do Sal, um rol de investimentos para a ilha, a partir do início do próximo ano económico.

Augusto Veiga, que falava à comunicação social para fazer o balanço da sua visita, anunciou uma série de investimentos em infraestruturas culturais, eventos e apoio a artistas locais, reforçando a política de descentralização e cooperação institucional do seu ministério.

Em reunião com a Câmara Municipal do Sal, o ministro Augusto Veiga revelou que o orçamento para o próximo ano económico já inclui verbas para a requalificação de importantes espaços culturais da ilha.

“Informamos à Câmara Municipal que já temos aprovado o orçamento a partir do início do próximo ano económico para avançar com as obras do Centro Interpretativo de Pedra de Lume, um investimento de cerca de 400 mil dólares", sublinhou.

"Também vamos avançar com a requalificação do Centro Cultural de Santa Maria, que já está no orçamento do próximo ano ", continuou. 

O Ministério da Cultura e a Câmara Municipal firmaram um acordo para a reconversão da Escola de Música Dona Tututa, onde será construído um centro de artes e culturas em Espargos, mantendo a escola no novo espaço.

O Anfiteatro José Cabral passará por obras de melhoria, com a instalação de assentos mais confortáveis e a cobertura de parte do espaço.

Além das obras, o ministro anunciou a realização de eventos culturais de grande impacto na ilha.

A URDI, maior feira de artesanato de Cabo Verde, acontecerá pela primeira vez na ilha do Sal, em finais de Março de 2026, com o orçamento já garantido, conforme a mesma fonte. 

O evento continuará a ser realizado em São Vicente. Em Dezembro, a ilha acolhe a BA Cultura em Ação, reunindo cerca de 320 crianças e jovens participantes do programa BA Cultura das ilhas do Sal, Boa Vista e São Nicolau.

Veiga também mencionou que o seu ministério está a trabalhar com a cadeia do Sal, após uma visita, onde identificou “grande talento” entre os reclusos. 

“O MCIC irá fornecer instrumentos musicais e materiais para o estúdio de gravação da cadeia e irá apoiar na exposição e venda de produtos de artesanato dos reclusos, visando a sua reinserção social e a obtenção de retorno financeiro”, frisou.

O ministro sublinhou o trabalho contínuo do MCIC para o desenvolvimento do sector cultural em Cabo Verde, destacando a aprovação do Estatuto do Artista  em  Conselho de Ministros.

O diploma deverá ser debatido e aprovado na Assembleia Nacional em Novembro. O ministro acredita que irá "mudar e muito a expectativa dos artistas a nível de Cabo Verde".

Ainda sobre o apoio aos artistas, o ministro anunciou que a verba destinada ao Carnaval será melhorada em relação ao ano anterior e que a primeira parcela será entregue já em Outubro, permitindo que a segunda parcela seja liberada em Janeiro, antes do Carnaval que, em 2026, acontece em meados de Fevereiro.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar