Exposição “Ilustra Casanova” de Salvador Dalí chega a Cabo Verde

Inicio | Cultura
Exposição “Ilustra Casanova” de Salvador Dalí chega a Cabo Verde
14/11/24 - 10:20 pm

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – Cabo Verde foi palco de um evento cultural histórico ao receber, pela primeira vez, uma exposição dedicada ao mestre do surrealismo Salvador Dalí.

A exposição “Ilustra Casanova”, organizada pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), em parceria com a Fundação Canária para Ação Exterior (FUCAEX) do Governo das Canárias, da Embaixada de Espanha em Cabo Verde e da Universidade Europeia do Atlântico, em Santander, faz parte de um esforço contínuo de promoção da cultura espanhola no país.

Álvaro Durántez, director de Relações Institucionais da FUNIBER,  que falava à imprensa na abertura da exposição, disse que as pinturas do Salvador Dali busca oferecer aos cabo-verdianos uma oportunidade única de conhecer uma das maiores figuras da arte contemporânea.

“Queremos aproximar o público cabo-verdiano das manifestações artísticas da Espanha. Sabemos das dificuldades que muitos têm para viajar e conhecer essas obras fora do país. Por isso, trazemos a arte para Cabo Verde, para que todos possam ter acesso", afirmou Durántez.

A obra “Ilustra Casanova” é uma das mais emblemáticas de Dalí, conhecida pela sua abordagem surrealista e pela provocação visual que caracteriza o estilo do artista.

Segundo Álvaro Durántez, a exposição será uma oportunidade rara para os cabo-verdianos explorarem o imaginário único de Dalí, cuja obra revolucionou o panorama artístico mundial.

Durántez também destacou o objetivo simbólico da exposição, ao associar Dalí a outro nome fundamental para a arte em Cabo Verde, António Pedro, o único artista surrealista cabo-verdiano.

“A nossa intenção é criar uma ponte entre o surrealismo espanhol e a produção artística local, mostrando ao público cabo-verdiano como a arte de Dalí se conecta com o legado surrealista de António Pedro”, frisou.

Ainda para Álvaro, o objectivo é incentivar o interesse académico sobre o surrealismo em Cabo Verde, uma vez que o trabalho de António Pedro é fundamental para a história da arte do país".

A exposição “Ilustra Casanova” estará aberta ao público durante todo um mês oferecendo aos visitantes a oportunidade de imergir no surrealismo de Salvador Dalí e explorar o legado artístico que une as duas culturas.

JBR/JMV

Inforpress/fim

Partilhar