Ribeira Brava, 19 Ago (Inforpress) – Os agricultores do vale da Fajã, no município da Ribeira Brava, São Nicolau, mostram-se expectantes num bom ano agrícola após a queda das primeiras chuvas, apesar da falta de mão de obra.
Em declarações à Inforpress, Kevilson Silva, porta-voz dos agricultores da localidade de Canto de Fajã, avançou que as recentes chuvas deixaram bem molhado o chão, pelo que os agricultores “estão contentes e com esperança num bom ano agrícola”.
Segundo o mesmo, embora as chuvas deste ano tenham vindo um pouco mais tarde do que no ano passado, se o “clima for bom” e houver mais precipitações nos próximos dias, tudo indica que será “um bom ano agrícola”.
Contudo, segundo o mesmo, a falta de mão-de-obra para a agricultura tem sido um dos principais problemas, pois cada vez mais tem sido mais difícil encontrar pessoas para trabalhar na agricultura de regadio e sobretudo de sequeiro.
Outro problema que inquieta os agricultores do Canto de Fajã é a invasão de galinha do mato às suas propriedades, segundo Kevilson Soares, este já é um problema recorrente que vem afetando os agricultores e causando vários danos às suas propriedades.
Daniel Morais, outro agricultor do vale da Fajã, também mostrou-se esperançoso quanto a um bom ano agrícola, fazendo votos que caiam mais chuvas para que o ano fique garantido.
O mesmo também destacou que a falta de mão-de-obra é um dos grandes problemas enfrentados pelos homens do campo, destacando que um dia de trabalho neste momento varia entre os 1.000 e 1.500 escudos.
Assim como no vale da Fajã, um pouco por toda a ilha de São Nicolau os agricultores mostram-se esperançosos num bom ano agrícola.
WM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar