São Filipe, 12 Ago (Inforpress) - A Câmara dos Mosteiros anunciou hoje o cancelamento das festividades do Dia do Município, que estavam previstas para decorrer entre os dias 12 e 17 de Agosto.
A decisão tomada pelo executivo liderado por Fábio Vieira surge como um gesto de solidariedade para com a ilha de São Vicente, que atravessa um momento difícil, marcado por perdas humanas e avultados danos materiais, na sequência das fortes chuvas ocorridas na madrugada de segunda-feira, 11.
Segundo Fábio Vieira, a medida foi tomada após uma reunião com os vereadores da câmara e com o presidente da Assembleia Municipal dos Mosteiros e depois de auscultar alguns conselheiros.
O edil dos Mosteiros sublinhou que este é um tempo de “luto nacional” e que é necessário estar à altura da dor e das dificuldades que afectam os concidadãos de São Vicente.
“Penso que não podemos fingir que aqui nos Mosteiros as coisas estão bem e temos a situação que temos em São Vicente, de famílias que choram pela perda dos seus entes queridos, mas também de famílias que se encontram desamparadas e sem abrigo”, afirmou Vieira.
Justificou a decisão com o sentimento de empatia e respeito pelo sofrimento vivido noutras partes do país.
Fábio Vieira descreveu o actual momento como “um quadro negro” que exige reflexão e responsabilidade, por isso, a autarquia optou por não realizar as festividades da edição de 2025, tradicionalmente marcadas por celebrações culturais, esportivas, sociais e recreativas.
O presidente da câmara deixou ainda um apelo à compreensão da população dos Mosteiros e destacou a importância de manter a coesão nacional diante das adversidades.
“Lançamos um apelo à responsabilidade de todos e estamos convictos de que os Mosteiros compreendem a medida”, concluiu.
O início das festas do Dia do Município dos Mosteiros 2025 estava prevista para hoje, com a abertura da feira agrocultural, e término no dia 17, com a realização da 30.ª edição do festival de Praia Lantcha.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar