Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) anunciou hoje os vencedores da 1ª edição do Festival Internacional de Filmes para a Acção Climática do Atlântico (Fiac) e do concurso “Nha Cidadi Nha Filmi”.
Uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, indica que após as avaliações realizadas nas escolas, comunidades e pelo juri nacional e internacional, foram premiados os filmes de temáticas ambientais que abordam questões urgentes sobre as mudanças climáticas e a preservação ambiental.
Com o apoio da Direcção Geral de Comunicação, Tecnologias e Multimédia do Ministério da Educação, o FIAC conseguiu expandir o seu alcance, atingindo um público estudantil em todo o país.
Através de sessões educativas de filmes nas escolas, o festival trouxe uma série de 17 filmes em concurso, que continuam disponíveis para exibição permanente na plataforma digital do Ministério da Educação, permitindo que alunos de todas as ilhas de Cabo Verde tenham acesso contínuo ao conteúdo.
O festival teve como objectivo promover a conscientização sobre questões climáticas, utilizando os filmes como ferramentas educativas e dinâmicas.
Segundo a mesma fonte, não apenas proporcionaram uma experiência visual, mas também incentivaram os estudantes à investigação criativa e à auto-reflexão, promovendo um envolvimento cívico mais profundo.
Lista dos classificados:
1º lugar: Oásis Submerso – Biosfera
2º lugar: Proteger o Mar dos Açores – O Futuro é Agora – Hunt Global
3º lugar: Brincando com as Aves – Biosfera
Menção honrosa:
Como é que o lixo vai parar ao mar – Biosfera
A importância do Oceano – Biosfera
O Ciclo do Microplástico – Gilberto Fernandes
Classificação concurso “nha cidadi nha filmi” (a minha cidade e meu filme, em português):
1º lugar - Roteiro Turístico – Quercus Cabo Verde
2º lugar - Lágrimas nas Ondas do Mar – Júlio Silva
3º lugar - Orla Costeira – Orla Kriolo
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar