Tarrafal, 29 Jul (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, desafiou hoje os participantes do Campo Nacional de Escuteiros a manterem vivos os valores adquiridos durante o acampamento, ressaltando que isso vai além das tendas e das actividades físicas.
O chefe do Estado lançou este desafio no seu discurso de encerramento do terceiro Campo Nacional de Escuteiros (CANAES) do Corpo do Escutismo Católico Cabo-verdiano (CEC-CV), que reuniu cerca de 600 escuteiros desde o passado dia 22 de Julho, na zona de Viveiro, em Chão Bom, no município do Tarrafal.
“Este campo não são somente tendas, mas tudo aquilo que aprenderam e levam, que é extremamente importante para a vida”, afirmou o Presidente, destacando a importância de cultivar a amizade, o companheirismo e a paz.
Na ocasião, reforçou que nestas actividades, os escuteiros aprendem a trabalhar em equipa, a respeitar os outros e a superar dificuldades, valores essenciais para o desenvolvimento pessoal e social.
José Maria Neves demonstrou a sua satisfação pela homenagem prestada ao fundador do Corpo do Escutismo de Cabo Verde, Dom Paulino Évora, que sempre se dedicou ao crescimento espiritual e moral de Cabo Verde, além de ter sido o primeiro bispo do arquipélago.
Neste sentido, o Presidente destacou a contribuição de Dom Paulino na construção de uma nação “mais forte e mais sólida espiritualmente”.
Por seu turno, a chefe nacional do CEC-CV, Zezinha Alfama, afirmou que o acampamento superou todas as expectativas, com o programa cumprido na íntegra e os jovens participantes demonstrando entusiasmo em cada momento.
Ela explicou que a preparação envolveu todo o processo, desde a capacitação dos dirigentes até o alinhamento das actividades, o que garantiu uma experiência enriquecedora para todos.
O evento, conforme explicou, teve como objetivo fortalecer a fé católica e a identidade cabo-verdiana, e neste quesito foram apresentadas algumas figuras, nomeadamente, Dom Paulino Évora e Amílcar Cabral, como exemplos de visão e dedicação.
A escuteira Chrislene Gomes expressou a sua satisfação por participar do CANAES pela segunda vez, destacando os novos aprendizados, amizades e a bagagem adquirida em aspectos físicos, espirituais, outros.
O CANAES, que vinha decorrendo desde 22 de Julho na comunidade de Viveiros, foi vista como uma oportunidade para reafirmar o compromisso dos escuteiros com o bem-estar da juventude e a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã.
A edição deste ano marcou também os 25 anos do Corpo do Escutismo Católico de Cabo Verde, reforçando a importância de valores que promovem a formação integral dos jovens.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar