Arminda Barros assume presidência da PER com compromisso de diálogo e valorização das especificidades de cada país

Inicio | Cooperação
 Arminda Barros assume presidência da PER com compromisso de diálogo e valorização das especificidades de cada país
23/07/25 - 07:35 pm

Cidade da Praia, 23 Jul (Inforpress) – A nova presidente do PER, Arminda Barros, assumiu hoje o cargo com sentido de responsabilidade e compromisso, prometendo uma liderança baseada na escuta activa, construção de consensos e valorização das especificidades de cada país membro.

A nova presidente da Plataforma das Entidades Reguladoras dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER) foi empossada durante o IX encontro da Plataforma de Entidades Reguladoras da Comunicação Social (PER), que decorreu na cidade da Praia, nos dias 22 e 23.

“A presidência da PER por Cabo Verde, pela segunda vez, será marcada pela escuta activa, partilha de experiências (…) porque a nossa diversidade é uma força, e a nossa língua comum é um dos instrumentos mais poderosos que temos para conjuntamente enfrentar os desafios globais que afectam as nossas democracias e os nossos passos informativos”, precisou. 

Arminda Barros sublinhou que a presidência cabo-verdiana da PER será orientada por um esforço conjunto para fortalecer a regulação da comunicação social nos países lusófonos, ciente da necessidade de reforçar relações de parceria por via de programas de formação, intercâmbio, harmonização de princípios e estratégias de actuação conjuntas. 

Entre os objectivos do mandato, destacou a retoma do calendário regular de encontros e assembleias plenárias, bem como a busca por soluções para novos dilemas da regulação, nomeadamente a responsabilização das plataformas digitais, a protecção do jornalismo de qualidade num mercado fragmentado e a regulação dos impactos da inteligência artificial. 

Segundo disse, o investimento deve centrar-se na promoção de uma regulação responsável, independente e comprometida com os valores democráticos, como a liberdade de expressão e o direito à informação de qualidade.

 Defendeu também o reforço do diálogo com os diversos actores do ecossistema mediático, desde jornalistas, produtores de conteúdos e plataformas digitais até à sociedade civil, para que a regulação acompanhe com legitimidade, eficiência e eficácia as dinâmicas de um mundo cada vez mais interligado.

“Assumir a liderança da PER neste momento exige coragem, visão e colaboração. É esse o espírito com que iniciamos este mandato”, declarou.

Na ocasião agradeceu a confiança depositada em si e na instituição que dirige e reconheceu o trabalho da presidência cessante, a quem prestou homenagem pela perseverança e contributo à causa comum da regulação da comunicação social nos países de língua portuguesa.

Para finalizar, Arminda Barros reafirmou a sua total disponibilidade para trabalhar lado a lado com todos os reguladores, em prol de uma comunicação social mais livre, mais responsável e mais democrática na comunidade lusófona. 

A cerimónia de encerramento foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, que expressou o desejo de que este novo mandato represente um ciclo de consolidação, de aproximação entre os reguladores lusófonos e de reforço das redes de cooperação técnica e estratégica entre os países lusófonos. 

Sob o tema "Democracia, Media e Plataformas Digitais”, o evento coincide com as comemorações do 10.º aniversário da ARC celebrado hoje, 23 de Julho.

AV/JMV

Inforpress/fim

Partilhar