Ilha do Sal ganha delegação do IDJ para promover maior eficácia na execução de programas e políticas públicas

Inicio | Desporto
Ilha do Sal ganha delegação do IDJ para promover maior eficácia na execução de programas e políticas públicas
01/07/25 - 09:48 pm

Espargos, 01 Jul (Inforpress) – O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) inaugurou hoje no Sal a sua nova delegação regional, que visa promover uma maior eficácia na execução de programas e políticas públicas nos domínios da juventude e do desporto.

Presidida pelo ministro adjunto do primeiro-ministro para o Desporto e Juventude, Carlos Monteiro, esta abertura simboliza a concretização da presença do IDJ em todo o arquipélago, que promete maior proximidade e apoio às comunidades do Sal e Boa Vista.

A nova delegação, que já se encontrava em funcionamento há algum tempo, serve a região do Sal e Boa Vista, juntando-se às já existentes em Santiago Norte e Maio, Fogo e Brava, e São Vicente, São Nicolau e Santo Antão.

Em breve, a presença do IDJ será estendida com representantes locais nas ilhas onde não há sede de delegação, como é o caso da Boa Vista.

Carlos Monteiro enfatizou que a inauguração deste espaço vai além da sua mera existência física, mas que se trata de um “passo fundamental” para criar uma maior proximidade com o movimento associativo desportivo e juvenil.

“Diria que hoje mais do que abrir este espaço é de facto criar as condições de uma maior proximidade com todo o movimento associativo desportivo, mas também jovem”, sublinhou.

A delegação será, segundo o ministro, a "casa da juventude e do desporto", um local aberto diariamente para acolher dirigentes, jovens e associações, fomentando a dinâmica desportiva e juvenil das ilhas do Sal e Boa Vista.

O convite foi estendido a todos para que conheçam os programas do IDJ e aproveitem as oportunidades oferecidas.

Com a especificidade da região, marcada pelos desportos náuticos, de praia e de mar, a nova delegação terá como uma das suas principais prioridades a organização e o desenvolvimento destas modalidades.

O ministro sublinhou a necessidade de melhores condições e mais investimento, mas ressaltou que isso depende de um trabalho de base mais estruturado.

O plano inclui a criação de uma comissão para organizar os desportos náuticos, que, eventualmente, levará ao surgimento de uma Associação Regional e uma Federação, proporcionando um nível de governança essencial para o desenvolvimento a médio e longo prazo. 

Além disso, conforme o governante, será implementada a Casa dos Desportos Náuticos, em parceria com a Câmara Municipal, um projecto que visa apoiar e regular as actividades já realizadas por atletas e treinadores, como as aulas a turistas. 

Um ponto “crítico” abordado pelo ministro foi a importância das escolas de iniciação desportiva.

Monteiro revelou que, num edital recente, menos de 10% das escolas se qualificaram para os apoios e bónus de iniciação desportiva, devido à falta de organização.

Por isso sublinhou que a delegação terá a “tarefa fundamental” de auxiliar estas escolas a estruturarem-se melhor para acederem aos programas de incentivo do IDJ. 

Carlos Monteiro concluiu a sua intervenção desafiando Jordan Gomes, o novo delegado, a ser a "cara do IDJ na ilha", assumindo com proatividade a missão de impulsionar o desporto e a juventude.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar