Sal Rei, 09 Nov (Inforpress) – O grupo de dança NaBoa Dance, da Boa Vista, está a preparar-se para apresentar o espectáculo de dança "EMIGRAÇON", pela primeira vez, no dia 17 de Novembro, na cidade da Praia.
O espectáculo “EMIGRAÇON”, que traz um pouco da história da emigração de Cabo Verde após a fome de 47, emoções e experiências dos imigrantes africanos, vai ser apresentado no domingo 17, às 19 horas no Auditório Nacional Jorge Barbosa, e vai contar com a participação de 18 elementos do grupo entre crianças e adultos.
Heranio Matias, director do espectáculo e fundador do grupo, disse que a ideia do “show” surgiu após pesquisa de temas que não tinham sido tratados e o tema emigração pareceu-lhe “muito importante” por contribuir para a melhoria do país.
Segundo Heranio Matias, nessa pesquisa encontrou o “acidente da assistência”, que muitos não conhecem, mas aconteceu na época da fome de 47, onde um tecto da Cruz Vermelha caiu e houve muitas mortes, inclusive crianças, que vai ser retratado no “show” além das circunstâncias que obrigaram muitos cabo-verdianos emigrar, assim como a partida, as dificuldade, a saudade e o regresso à terra natal.
Adilson Soares, coreografo e um dos fundadores do grupo relembrou o surgimento do grupo em 2016 quando viajaram para Boa Vista, onde juntamente com os co-fundadores Heranio e Denis perceberam que em relação à dança a ilha estava um “bocadinho fraca” e, por isso, tiveram a ideia de criar o grupo.
Segundo o mesmo com um espaço cedido pela autarquia começaram a dar aulas de dança a crianças de seis, sete anos, hoje muitos deles já tem 16 anos, já participaram em vários espectáculos do grupo como o show africano “For Living”, “Stop Bullying”, “Basta” sobre violência de crianças, actuaram com Elji, Djodje, entre outros, e agora ““EMIGRAÇON”.
Segundo os fundadores, o mais difícil da preparação tem sido conciliar os horários de ensaios de todos os elementos, chegando até algumas vezes a ensaiar na madrugada, mas garantem que quem for assistir não se vai arrepender porque vai ser algo muito lindo.
Os bilhetes encontram-se à venda na cidade da Praia, no Café do Palácio da Cultura Ildo Lobo, nas livrarias Nhô Eugénio e Pedro Cardoso, Casa dos Sabores, Café Sofia e online no site Vibra.
“EMIGRAÇON” tem a parceria da Câmara Municipal da Boa Vista e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar