Cidade da Praia 18 de Abr (Inforpress) - A banda musical Trapezius celebra o Dia Internacional do Jazz, que se assinala a 30 de Abril, com um “concerto de diversidade, criatividade e da união” na rua pedonal do Largo Eusébio, em Achada de Santo António.
Liderado pelo “exímio” guitarrista José Gonçalves, musicalmente conhecido por Zequinha Magra, o trio “Trapezius” é constituído ainda pelo contrabaixista António Baptista e pelo jovem baterista Ismael, e vem explorando o estilo jazz.
A actividade vai ser composta por apresentações de bandas e artistas locais do jazz que terá a duração de 30 minutos cada grupo e complementada com apresentações de artistas/ cantores que terão 10 minutos para suas apresentações.
O evento, que vai realizar-se das 16:00 às 23:00 do dia 30 de Abril, segundo avançou a Inforpress o contrabaixista António Baptista, conta com a participação de bandas como Escola MISOLFA e Duo Melodia, Ivanilsom Lima, Tommy Hegel Trio com Ibraim Abdalá como convidado, e Djunta Raiz.
Consta na lista Trio Trapezius que apresenta Carla Martz como convidada, Simenti, o Mumbob com Djoy Amado como convidado e para fechar a lista Jam Session, assim como apresentação da história do Jazz e seu impacto cultural global e a importância da data.
A iniciativa conta coma parceria de músicos e bandas locais, do projeto Capelona e da Escola de música MiSolFa.
O projecto, ainda de acordo com António Baptista, visa proporcionar uma plataforma para artistas local e regional e fomentar a troca de cultura, visando promover o acesso à música de qualidade para as comunidades, e a parceria com diversas entidades.
Tem como objetivo reforçar o compromisso com a cultura e a arte como meio de transformação social, educacional e comunitária e contribuir para consolidar o mês de Abril como mês da cultura.
Pretende-se, ainda, com este projecto, celebrar o Dia Internacional do Iazz e promover a diversidade da cultura musical e o talento local, bem como integrar a população em um evento acessível e estimular o público jovem e adulto a se envolver com o jazz e promover a educação musical e intercâmbio cultural.
Reforçar a importância da música como ferramenta de inclusão social e estreitar os laços culturais com a comunidade internacional por meio da colaboração com a UNESCO afigura-se como outro dos propósitos desta iniciativa.
O Dia Internacional do Jazz foi declarado pela Organização das Nações Unidas “para destacar o jazz e o seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do mundo”.
A data é comemorada anualmente no dia 30 de Abril. A ideia veio do pianista de jazz e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO Herbie Hancock.
A celebração é reconhecida nos calendários da UNESCO e das Nações Unidas.
KR/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar