Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) - O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, pediu hoje a todos os jovens cabo-verdianos para terem confiança no Governo e que continuem a fazer "coisas grandes”com determinação para o desenvolvimento do país.
Olavo Correia, que falava na abertura da conversa com centenas de jovens no evento "Jovem Tek", que aconteceu no Parque Tecnológico de Cabo Verde, na cidade da Praia, apelou aos jovens para aproveitarem sempre as oportunidades.
"Confiança no desenvolvimento de Cabo Verde independentemente dos desafios", enfatizou o governante encoranjando-os a criar oportunidades consigo próprio, com o mundo, para amplificar mais oportunidades, colocando o digital no serviço de pessoas em diferentes domínios.
A nível de saúde, educação, sistema financeiro, segurança, formação profissional, transformação energética, transportes, e outras áreas, no sentido de gerar mais emprego, acrescentou.
A nível do Governo, avançou que tem como missão transformar Cabo Verde numa nação digital que aposta sobretudo nos jovens, considerando que o mundo de hoje é o mundo do digital e da juventude.
Segundo o governante, a ambição do Executivo é tambem garantir, até 2026, que 60% dos serviços públicos sejam prestados de forma digital e, até 2030, 80%.
Por outro lado, Olavo Correia, destacou a importância da criação do Parque Tecnológico para os jovens, considerando que este parque vai ser transformado no centro de formação, competências e de incubação para que os que têm ideias e potencial possam criar e desenvolver soluções tecnológicas para servir Cabo Verde e o mundo.
Avançou um programa permanente e continuado de academia de código para que Cabo Verde tenha jovens programadores, com todas as condições técnicas na criação de soluções e depois vender para qualquer parte do mundo como outra aposta para apoiar os jovens.
O ministro das Finanças disse estar confiante de que a digitalização pode acelerar o crescimento económico do país, beneficiando vários sectores.
Por fim, garantiu que o Governo vai continuar a investir nos jovens, na sua educação e formação.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar