Formação sobre implementação de projectos vai impulsionar desenvolvimento local – responsável

Inicio | Cooperação
Formação sobre implementação de projectos vai impulsionar desenvolvimento local – responsável
01/04/25 - 01:21 pm

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) - O director-geral da Política da Coesão Territorial afirmou hoje que a formação sobre elaboração, acompanhamento e implementação de projectos nos municípios de Cabo Verde, a decorrer na Praia, tem “grande importância” para a promoção do desenvolvimento local.

Gerson Sousa falava na abertura da formação sobre elaboração, acompanhamento e implementação de projectos nos municípios do país, que aconteceu num dos hotéis da capital do país.

O responsável da Política da Coesão Territorial destacou ainda que os municípios dotados dessa capacitação vão ter competências para promover melhores condições de vida das pessoas e fazer com que elas vivam melhor, contribuindo para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e redução das assimetrias regionais.

Acrescentou que é também uma abertura para “excelentes oportunidades” para que os municípios apresentem projectos, não só tendo em conta os financiamentos públicos, mas também outros tipos de financiamentos.

“É uma acção de formação extremamente oportuna e relevante, por se centrar numa área crucial para o desenvolvimento local. Temos 22 municípios de Cabo Verde que enfrentam dificuldades várias em termos financeiros e da gestão e elaboração de projectos”, assegurou Gerson Sousa.

Por isso, sublinhou que com esta formação abre-se outras possibilidades dos municípios se dotarem de competências de organização e melhor preparação de projectos na procura de outras fontes de financiamentos.

Por sua vez, o representante da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), Luís Landim, considerou esta formação "muito importante" em matéria de conhecimentos técnicos e procedimentos necessários para uma boa gestão financeira municipal.

A “team leader” do Programa Conjunto da Promoção das Nações Unidas, Madeleine Mbock, por seu turno, enalteceu o Governo pelos esforços contínuos na melhoria da qualidade de vida da população a nível local e redução das disparidades regionais, destacando as “boas práticas” locais e a sinergia com outros programas de desenvolvimento.

Madeleine Mbock reafirmou o compromisso deste programa em continuar a trabalhar com os municípios na promoção do desenvolvimento local e na concepção de projectos que respondem às necessidades locais e que sejam sustentáveis e justas para o futuro.

Esta formação de quatro dias é promovida pelo Ministério da Coesão Territorial, conjuntamente com a Embaixada do Luxemburgo e o Sistema das Nações Unidas, no âmbito do Programa Conjunto Promoção do Desenvolvimento Local em Cabo Verde, e conta com a participação de 30 formandos das ilhas do Maio e de Santiago.

DG/CP

Inforpress/Fim

Partilhar