Sal Rei, 26 Mar (Inforpress) – O ministro Fernando Elísio Freire disse hoje que a entrega de kits de materiais didáticos ao jardim infantil Dora, em Sal Rei, na Boa Vista, marca uma nova fase de políticas de acesso aos cuidados infantis do Governo.
A afirmação foi feita pelo ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que se encontra na Boa Vista, no âmbito do reforço a nível nacional dos jardins e creches e jardins de infância, e estratégia de erradicação da pobreza extrema.
“É uma fase em que vamos expandir, e alargar o acesso de crianças a creches. Por isso mesmo, nós temos um fundo adicional de cerca de quatro milhões de dólares [cerca de 400 mil contos], que vamos investir fortemente em quatro principais sítios que sentimos tem falta desse tipo de infra-estruturas: Boa Vista, Sal, São Vicente e Ilha de Santiago”, afirmou.
Concretamente na Boa Vista, o ministro informou que vão reabilitar três jardins, em Estância de Baixo e Sal Rei, e ainda vão criar um desde raiz na zona de Dubai.
Fernando Elísio Freire adiantou ainda que haverá programas de formação muito específicos para monitores e para poderem criar os seus próprios jardins e creches, e vão avançar com um programa de subsidiação de cerca de mil crianças nas quatro ilhas mencionadas.
“Tudo isso enquadrado dentro de uma estratégia de fazer com que haja igualdade de oportunidades, e toda a família esteja incluída e tenha serviços de protecção a famílias para os pais poderem ir trabalhar tranquilamente, porque tem um serviço de suporte”, afirmou.
Enquadrado dentro da mesma estratégia, o governante reforçou que vão transformar o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) da Boa Vista em delegação, e dar uma maior importância, alinhado com o centro de dia de Sal Rei, que está prestes a ser inaugurado, e os outros centros que já estão em funcionamento.
MGL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar