Austelino Correia destaca integração da diáspora cabo-verdiana no Luxemburgo (c/áudio)

Inicio | Cooperação
Austelino Correia destaca integração da diáspora cabo-verdiana no Luxemburgo (c/áudio)
22/03/25 - 01:05 pm

Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, iniciou esta sexta-feira uma visita de cinco dias ao Luxemburgo, onde se encontrará com a comunidade cabo-verdiana, destacando a importância da integração e a ligação permanente com o arquipélago.

“Nós estamos muito satisfeitos e muito orgulhosos dos nossos emigrantes, da nossa comunidade, da nossa diáspora aqui em Luxemburgo por essa integração”, disse o líder da casa parlamentar, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).

Austelino Correia destacou que a comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo está muito bem integrada, o que reforça o orgulho e satisfação das autoridades do país em relação à diáspora.

Segundo o presidente da Assembleia Nacional, essa informação já era conhecida, pois o acompanhamento das comunidades cabo-verdianas nos diferentes países de acolhimento tem sido uma prática constante. 

"Há bem pouco tempo esteve em Cabo Verde o meu homólogo, o presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo (…) e a informação que tivemos é que a nossa comunidade está muito bem integrada e contribui imensamente para o desenvolvimento do Luxemburgo como também tem contribuído para o desenvolvimento de Cabo Verde”, afirmou.

Austelino Correia, que visitou a Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo, adiantou que a embaixadora reforçou essa percepção, sublinhando o papel da representação diplomática no apoio à comunidade.

O presidente da AN teve a oportunidade de presenciar o atendimento prestado aos cidadãos cabo-verdianos e expressou a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido pela Embaixada, garantindo que os imigrantes estão bem assistidos.

O chefe da casa parlamentar, que irá reunir-se esta tarde com a comunidade, considerou o momento alto da sua visita, uma vez que irá transmitir uma mensagem institucional de reconhecimento e incentivo.

Para Austelino Correia, é fundamental que os cabo-verdianos no exterior continuem a estar bem integrados, respeitando as leis do país de acolhimento, mas sem nunca perderem o vínculo com o país de origem.

“Motivar cada vez mais a participarem do desenvolvimento do país de acolhimento, mas também nunca se desligarem do país Cabo Verde, a nossa terra, a nossa raiz, que nos dá tudo”, realçou.

Austelino Correia fez-se acompanhar pelo líder parlamentar do Movimento para a Democracia, (MpD), do Partido Africano da Independência (PAICV) e do presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

De acordo com o programa, Austelino Silva será recebido pelo Grande Duque Henri, o primeiro-ministro do Luxemburgo, o ministro dos Negócios Estrangeiros e membros da Câmara dos Deputados luxemburguesa.

Consta ainda da agenda, encontro com estudantes cabo-verdianos numa universidade luxemburguesa, com vista a reforçar o papel da educação na cooperação bilateral.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar