Cidade da Praia, 07 Nov (Inforpress) – Cabo Verde contabiliza 13.317 casos confirmados de dengue, 20.031 suspeitos e quatro óbitos, segundo o Boletim Diário – Dengue, do Ministério da Saúde, divulgado quarta-feira à noite.
Segundo o relatório, o concelho da Praia é o mais afectado com 8.814 casos positivos acumulados de dengue, 11.755 suspeitos, dois óbitos e dois hospitalizados.
O mapa do relatório referente a 06 de Novembro, indica que o município da Praia registou 130 casos confirmados e 179 suspeitos, Santa Cruz 22 casos positivos e 22 suspeitos e São Miguel 18 confirmados e 18 suspeitos.
A ilha de São Vicente contabilizou nove positivos e nove suspeitos, Brava oito suspeitos e oito confirmados enquanto São Lourenço dos Órgãos diagnosticou cinco positivos e cinco suspeitos.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, na ilha do Fogo, o concelho de São Filipe registou 47 confirmados e 47 suspeitos, Santa Catarina do Fogo dois casos suspeitos e dois confirmados e Mosteiros contabilizou zero casos suspeitos e confirmados.
Na linha de diminuição estão os municípios do Tarrafal com quatro suspeitos e quatro confirmados, São Domingos com três casos suspeitos, três confirmados e um hospitalizado; Santa Catarina com dois suspeitos e um confirmado, Ribeira Grande de Santiago com dois suspeitos e dois confirmados, São Salvador do Mundo com um caso suspeito e um confirmado.
Os dados referentes à quarta-feira indicam ainda que no município do Paul registaram-se dois casos suspeitos de dengue e dois confirmados, enquanto Ribeira Grande e Porto Novo não foram diagnosticados quaisquer casos.
A ilha do Sal registou um caso positivo e um suspeito, Boa Vista um caso positivo, um suspeito e um hospitalizado, enquanto as ilhas do Maio e de São Nicolau (Ribeira Brava e Tarrafal) não contabilizaram quaisquer casos.
Com estes dados, avança o Boletim Diário - Dengue que o registo, a nível do país, na quarta-feira, 06, é de 306 casos suspeitos, 256 confirmados e quatro hospitalizados.
Perante a situação epidemiológica actual, o Ministério da Saúde avisa que os casos de dengue serão estabelecidos com base em critérios clínicos e epidemiológicos a alerta as pessoas com os sintomas seguintes devem se dirigir aos serviços de saúde.
A dengue é uma doença aguda infecciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti e os sintomas mais frequentes são febre, dores de cabeça, dores no corpo, dores atrás dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos.
Ao nível individual e no contexto domiciliar assinala a importância de se lavar todas as vasilhas e reservatórios, bidões, pratos dos vasos de planta, com água e sabão, pelos menos uma vez por semana, manter o pátio, terraços e quintal sem entulhos e não deixar água acumulada em nenhum lugar.
PC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar