Achada Igreja, 19 Mar (Inforpress) – O presidente da câmara de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, considerou hoje a necessidade de se imprimir “uma nova dinâmica” a nível do desporto nesse município santiaguense que conta com cinco placas desportivas e um estádio municipal.
Ângelo Vaz falava em entrevista à Inforpress, a propósito das políticas da câmara, que lidera desde 2016, para o sector do desporto para o mandato 2024-2028.
“Neste mandato 2024-2028 estabelecemos como prioridade a nível do desporto dar uma outra roupagem e uma nova dinâmica desportiva no município de São Salvador do Mundo”, afirmou o autarca do Movimento para a Democracia (MpD, partido que suporta a câmara).
Conforme lembrou, nos dois primeiros mandatos o foco foi investir em infra-estruturas desportivas, que culminaram com a construção de quatro placas desportivas (2016-2020) e um estádio municipal (2020-2024), para este mandato pretendem criar “uma dinâmica nunca vista” no desporto em São Salvador do Mundo.
Nesse sentido, avançou que esta “nova dinâmica” no sector do desporto passa pela aposta na criação da figura de director desportivo, que já encontra em funções desde início de Março, incentivo a fomento a outras modalidades desportivas e escalões, sobretudo na criação de escolas de iniciação desportiva e reforço dos incentivos financeiros às associações e realização de torneios.
Acrescentou ainda formação para dirigentes e árbitros, realização de intercâmbios periódicos e descentralizados em todas as localidades com placas desportivas.
Por outro lado, por terem um dos estádios municipais “mais modernos e com melhores condições” a nível da região, manifestou a ambição de o município ser palco para “grandes eventos desportivos”.
A edilidade salvadorenha, segundo Ângelo Vaz, pretende com estas iniciativas criar um ambiente saudável, trazer uma vivência desportiva e uma vida nova para o município, para que este possa dar um “salto qualitativo” a nível do desporto, beneficiando todas as faixas etárias.
Durante a entrevista à Inforpress, Ângelo Vaz, que notou que os jovens salvadorenhos têm iguais ou melhores condições de prática do desporto em comparação aos dos outros municípios, reiterou a promessa de campanha de no mandato 2024-2028 construir mais duas placas desportivas em Leitãozinho e Covão Grande.
Segundo disse, com a construção dessas duas placas desportivas vão conseguir ter uma rede de infra-estruturas desportivas nos Picos que, a seu ver, vai dar vazão à necessidade dos jovens salvadorenhos.
Na ocasião, o edil salvadorenho reiterou que a autarquia vai continuar a ser parceiro impulsionador do desporto no município, mas, também as associações desportivas, clubes e comunidade devem fazer a sua parte na dinamização do desporto nesse município “eminentemente agrícola”.
Daí, pediu o engajamento da comunidade, clubes, escolas, associações desportivas e dos jovens para que a câmara, que lidera desde 2016, possa materializar todos os objectivos traçados a nível do desporto para o mandato 2024-2028.
Por fim, Vaz instou aos jovens para utilizarem as infra-estruturas desportivas para que se possa tirar vantagens desses investimentos, tendo em conta que o desporto actualmente constitui “um forte actividade geradora de rendimento”.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar