Embaixadora dos EUA visita Aldeia Infantil SOS e reforça compromisso de apoio

Inicio | Cooperação
Embaixadora dos EUA visita Aldeia Infantil SOS e reforça compromisso de apoio
18/03/25 - 08:00 pm

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – A embaixadora dos Estados Unidos da América efectuou hoje a sua primeira visita à Aldeia Infantil SOS em São Domingos, onde conheceu os projectos financiados pela Embaixada e reafirmou o compromisso de continuar a apoiar e fortalecer parcerias futuras.

Jennifer Adams, que teve a oportunidade de conhecer de perto todas as casas e o funcionamento das mesmas, destacou o ambiente acolhedor da instituição, elogiando o trabalho dos profissionais na criação de um espaço familiar e estruturado para o bem-estar das crianças.

“Eu e toda a equipa, nós ficamos muito impressionados com as crianças, com os professores, com os profissionais e com o ambiente do lugar, que realmente é um ambiente familiar, com muito carinho para as crianças e muito planejado e vai ser o melhor para eles”, afirmou.

A diplomata, que esteve acompanhada pela sua equipa, expressou satisfação com o compromisso da Aldeia Infantil SOS na educação e formação dos jovens.

A comitiva visitou também dois projectos financiados pela embaixada dos EUA, nomeadamente, um aviário e uma pocilga, que, segundo Jennifer Adams, contribuem para a sustentabilidade da instituição, gerando rendimento e oferecendo oportunidades de capacitação.

A embaixadora reforçou o compromisso de manter a parceria, reconhecendo os 40 anos de impacto positivo da instituição e manifestando interesse em apoiar novas iniciativas no futuro.

“Nós estamos aqui para conversar e saber de perto onde as aldeias estão neste momento, depois de 40 anos de sucesso e a ideia é continuar a apoiar, sendo que nós somos parceiros no passado e vamos continuar no futuro”, referiu.

Por seu turno, o director nacional das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, Ricardo Andrade, destacou a importância da visita da diplomata norte-americana, sublinhando que a iniciativa permitiu dar a conhecer a organização e apresentar os projectos financiados pela Embaixada.

Explicou que a visita permitiu conhecer “in loco” um aviário e uma pocilga, dois projectos que têm um impacto significativo na vida da aldeia.

“O aviário, por exemplo, neste momento produz uma média de 350 ovos diários, faz com que não precisemos de comprar ovos e melhora a dieta das nossas crianças”, disse.

Por outro lado, a pocilga proporciona uma vertente educacional, permitindo que crianças com necessidades educativas especiais desenvolvam novas habilidades e tenham contacto com a natureza.

Segundo o director, com um investimento total de cerca de 20 mil dólares, estes projectos não só reforçam a sustentabilidade financeira da instituição, como também contribuem para a formação das crianças.

Na ocasião, Ricardo Andrade enfatizou ainda que a visita da diplomata abre novas perspectivas para futuras colaborações e financiamento de novos projectos pela Embaixada dos EUA.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar