São Vicente acolhe 3ª edição das Olimpíadas de Desporto Escolar com participação de cerca de 900 atletas

Inicio | Desporto
São Vicente acolhe 3ª edição das Olimpíadas de Desporto Escolar com participação de cerca de 900 atletas
17/03/25 - 07:15 pm

Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) – Cerca de 900 atletas de diferentes modalidades desportivas e a nível nacional estarão reunidos de 24 a 30 de Março, na ilha de São Vicente, para participar na 3ª edição das Olimpíadas de Desporto Escolar.

Esta informação foi avançada hoje, em conferência de imprensa, pelo director Nacional da Educação, Adriano Moreno, e o presidente do Instituto do Desporto e Juventude, José Eduardo dos Santos.

Ao abordar a importância e o impacto das Olimpíadas do Desporto Escolar, Adriano Moreno lembrou que se trata de evento desportivo promovido pelo Governo e executado pelos Ministérios da Educação e do Desporto e que se tornou um marco no calendário desportivo estudantil de Cabo Verde.

“Este é um momento de grande importância para todos nós, pois, reforça o compromisso com a educação, o desporto e o desenvolvimento dos nossos jovens”, declarou, destacando o “percurso brilhante” das edições anteriores, cuja primeira temporada decorreu na Praia, a segunda no Sal e que serviram de alicerce para a continuidade deste evento.

Segundo este responsável, a 1ª edição foi um “sucesso absoluto”, unindo estudantes de várias ilhas no espírito de competição saudável e promovendo a inclusão através do desporto, já a segunda edição contribuiu para a consolidação do projecto, através da implementação de novas modalidades e ampliação da participação dos jovens, tornando as Olimpíadas um evento de referência nacional.

“Hoje, damos um novo passo ao levarmos este evento para a magnífica Ilha de São Vicente. A escolha de São Vicente não foi por acaso. Esta ilha, com a sua vibrante cultura desportiva, uma tradição fortemente enraizada em várias modalidades e o espírito de competitividade saudável, representa o cenário ideal para esta edição das Olimpíadas do Desporto Escolar. A energia dos jovens sãovicentinos e a sua paixão pelo desporto prometem elevar ainda mais o nível deste evento”, declarou. 

Apelou, neste sentido, ao envolvimento de todos para que os objectivos traçados sejam alcançados com sucesso, considerando o desporto como um poderoso instrumento de inclusão social e de formação integral dos jovens.

Por seu turno, o presidente do IDJ, José Eduardo dos Santos, informou que o evento contará com a participação de 10 delegações, com representação de todas as ilhas, sendo que a ilha de Santiago participa com as regiões sul e norte, em separado.

O evento terá modalidades de andebol, vólei de praia, futsal, xadrez, atletismo, desporto adaptado, basquete 3x3 nas categorias masculino e feminino.

 “Ao todo, nós teremos 945 participantes em São Vicente. Entre atletas, sendo 366 meninas e 376 rapazes, 144 professores e professoras, 36 árbitros, 10 chefes de missão e 10 chefes de delegação, que totalizam esses 945, mas é evidente que por detrás destas pessoas há um grande staff, que cuida de toda esta gente para que os meninos saiam de casa para serem felizes”, declarou.

José Eduardo dos Santos adiantou ainda que após a realização das Olimpíadas do Desporto Escolar, a maioria da delegação que irá representar Cabo Verde nos jogos da CPLP, em Timor, no mês de julho, sairá dessas olimpíadas.

Salientou, por outro lado, que o projecto Olimpíadas do desporto escolar é muito mais do que a competição desportiva e que durante o evento serão tratadas temáticas envolvendo diferentes áreas, momentos de partilha de conhecimento, e promoção de valores e ética no desporto.

“Eu até diria que é muito mais daquilo que se fazia em termos de jogos escolares. Portanto, ao longo da semana, os jovens participam, além das competições desportivas, num vasto programa de formação cívica, de entretenimento, de conhecimento e também de partilha das suas comunidades no aspecto cultural”, afirmou, revelando que foi introduzido o cartão branco como sendo o cartão do fair play por forma a elevar a importância do mesmo nos eventos desportivos.

As Olimpíadas do Desporto Escolar têm como principais objectivos incentivar a prática desportiva nas escolas, promover a disciplina e o trabalho em equipe, desenvolver valores como a perseverança e o respeito além de criar oportunidades para a descoberta de novos talentos desportivos e entre outros.

A 3ª edição está orçada em 60 mil contos. 

CM/JMV

Inforpress/Fim.

Partilhar