Lisboa, 15 Mar (Inforpress) – A 21ª edição do Festival MED 2025 vai ter Cabo Verde como país convidado no evento que acontece de 26 a 29 de Junho, em Loulé (Algarve), com a participação de vários artistas.
O anúncio foi feito no final da tarde de sexta-feira, na Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), pela Câmara Municipal de Loulé, organizadora do evento, na cerimónia que teve a participação de representantes da Embaixada de Cabo Verde em Portugal.
A administradora executiva do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Vânia Rodrigues, e a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Boa Vista, Nádia Santos, município geminado com Loulé desde 2000, também estiveram no evento de apresentação, em Lisboa.
“O festival vai ser de música e cultura de povos amigos, sobretudo no mundo onde não para de erguer muros. Acreditamos na paz, na cultura e naquilo que nos une (…). É o meu último ano de autarca e não podia haver escolha mais feliz do que Cabo Verde que habituou a mostrar ao mundo a sua cultura vigorosa, porque é um ecossistema de criatividade musical conhecida em todo o mundo”, disse o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Victor Aleixo.
O festival, que na última edição teve pela primeira vez um país como convidado, Marrocos, além de música, durante quatro dias vai ter artes de rua, conferências, cinema, gastronomia, literatura, exposições e outras actividades, sempre com foco na sensibilização ambiental
Este ano, o MED vai ter 90 horas de música, 54 concertos, 100 expositores e 338 músicos de 27 nacionalidades, incluindo de Cabo Verde que já tem alguns nomes revelados, como os Ferro Gaita, Dino D’Santiago e Os Tubarões, Ceuzany e Carmen Souza.
Cabo Verde, para além da música e promover a sua música, cultura e o país, vai estar com um “Pátio Cabo Verde”, com exposição de arte, filmes, gastronomia, artesanato, bandas e grupos de música tradicional.
O MED, que de 2017 a esta parte tem sido reconhecido com diversos prémios, nas suas 20 edições já recebeu 380 mil visitantes, 710 bandas musicais de 77 países.
DR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar