Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde, por meio da empresa Água de Rega, assinou hoje um acordo de financiamento adicional de 7 milhões de euros com o EXIMBANK da Hungria, para a mobilização de água para a agricultura.
A assinatura do acordo ocorre no âmbito do programa de mobilização de água para a agricultura, com o objectivo de desenvolver o programa em curso nas ilhas de Santiago, Santo Antão, São Vicente, Maio e Boa Vista, bem como reforçar a rede de distribuição de água para a agricultura e melhorar as condições energéticas nas localidades de implementação do projecto.
Durante a cerimónia de assinatura, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Lima, explicou que o financiamento adicional de 7 milhões de euros surge na sequência dos 35 milhões de euros que ainda estão em execução, e devido a duas razões principais.
“Primeiro, o agravamento dos preços no mercado da construção civil e dos equipamentos, mas também para resolver a questão da distribuição da água, já que o projecto inicialmente visava, sobretudo, a construção das instalações para a produção de água”, acrescentou Gilberto Lima.
O ministro destacou ainda que o financiamento adicional permitirá acelerar os projectos de distribuição de água para as áreas mais distantes, como o caso de Achada Baleia, que permitirá transportar água dessalinizada até a zona de Nora, ampliando a área irrigada e beneficiando ainda mais a agricultura local.
Gilberto Lima ressaltou também a responsabilidade que o novo financiamento implica e pediu a aceleração das obras para garantir que as comunidades agrícolas recebam o fornecimento de água o mais rápido possível.
“Faço um apelo às empresas envolvidas na execução do projecto e, sobretudo, à empresa Água de Rega, para que, a nível da gestão do projecto, possamos fazer de tudo para vencer a barreira do tempo e obter os resultados o mais rapidamente possível, como os cabo-verdianos esperam”, completou.
Por seu turno, a embaixadora da Hungria em Cabo Verde, Emília Fabian, expressou o seu entusiasmo pelo projecto e pelas relações entre os dois países.
“Este projecto é muito importante para nós, pois demonstra a competência da Hungria no sector de gestão de água. É um excelente exemplo de como, mesmo sendo nações pequenas, podemos realizar grandes projetos e crescer juntos”, afirmou a diplomata.
Por outro lado, também a presidente da Empresa Água de Rega, Ângela Moreno, afirmou que a assinatura do acordo é um passo significativo e prova da boa liderança e da boa gestão da primeira parte do investimento de 35 milhões de euros. Ela destacou que o aumento do financiamento, que totaliza 42 milhões de euros, reflete a confiança na gestão e a transparência do projecto.
JBR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar