Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – O Governo e o Grão-Ducado do Luxemburgo reafirmaram hoje o compromisso com a transição energética em Cabo Verde, destacando avanços na eletrificação com energias renováveis e projectos estratégicos para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Durante a abertura da quarta reunião da Comissão de Pilotagem do Programa de Transição Energética, realizada na cidade da Praia, o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, destacou a importância da parceria com Luxemburgo, sublinhando que tem sido “fundamental para a implementação de soluções sustentáveis”.
“Estamos a levar energia limpa e acessível às escolas, localidades isoladas e dispersas, bem como a diversos edifícios públicos, incluindo todos os municípios de Cabo Verde e instituições de governação do Governo central e poder judiciário”, afirmou o ministro.
Segundo disse, além de garantir o acesso à eletricidade em menor custo, os projectos servem de exemplo e incentivo para a massificação do uso de soluções sustentáveis na produção e consumo de energia em todo o país.
O governante acrescentou ainda que os investimentos em curso permitirão que até 2030 mais de 50 por cento (%) da eletricidade do país seja gerada a partir de fontes renováveis.
“Esta infraestrutura estratégica será, do nosso ponto de vista, a espinha dorsal da nossa independência energética, permitindo que até 2030, mais de 50 % da eletricidade do país seja gerada a partir do vento e do sol”, afirmou.
Explicou ainda que o projecto foi financiado no âmbito da iniciativa europeia Global Gateway e encontra-se em fase de concurso, com previsão de conclusão em 2028.
Por sua vez, o embaixador do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean-Marie Frentz, reforçou o compromisso do seu país com a transição energética cabo-verdiana, salientando que a cooperação tem apoiado estudos estratégicos, fortalecimento institucional e investimentos em energias renováveis.
O diplomata também destacou o apoio à expansão de infraestruturas energéticas sustentáveis em Cabo Verde, mencionando projectos que visam melhorar a capacidade de armazenamento de energia e a eficiência do sistema elétrico nacional.
“A Cooperação Luxemburguesa apoiará igualmente e instalação de painéis solares em todas as escolas secundárias do país, bem como nos 19 municípios que ainda não dispõem de tais sistemas” disse o embaixador.
A mesma fonte destacou que o apoio é complementado por um esforço mais vasto da cooperação, que beneficiou igualmente a Assembleia Nacional e todos os centros públicos de formação profissional.
DV/AA
Inforpress/Fim
Partilhar