Sal Rei, 30 Jan (Inforpress) – A Fundação Intercâmbios International da Holanda promoveu de 29 a 30 de Janeiro encontros entre o Albeda College com instituições da ilha para futura cooperação e estágios.
A missão enquadra-se no âmbito da parceria entre a Câmara Municipal da Boa Vista e a Fundação Intercâmbios International da Holanda, que se dedica ao desenvolvimento de Cabo Verde através de projectos de intercâmbio e transferência de conhecimento.
Segundo a membro da Fundação Intercâmbios International Edna Moniz, desta vez trouxeram, pela primeira vez à ilha, oito membros da escola Albeda da Holanda, com o objectivo de conhecerem e explorarem os potenciais locais para estágios de jovens estudantes em áreas como assistência social, enfermagem e apoio escolar.
“Ouvimos várias propostas e desafios, porque a Intercâmbio é uma instituição que trabalha a partir das necessidades vistas do local, de Cabo Verde. Não somos nós que pensamos que projetos trazer. Por isso essas visitas são importantes, para as organizações verem quais as necessidades que as ilhas têm e em que podemos ajudar”, afirmou Edna Moniz.
Durante a missão visitaram o Gabinete Social da Câmara Municipal, a Delegação Escolar, a Delegacia de Saúde, o novo Centro de Saúde Reprodutiva, o Centro de Dia de Idosos, entre outros.
Segundo uma das directoras do Aleba College, Ângela da Veiga, há muitos anos que trabalham com a Intercâmbios International, que tem, inclusive, uma vasta experiência na ilha do Sal, e agora querem ver a possibilidade de continuar a colaboração com a ilha da Boa Vista.
“Nesses dias ouvimos muitas preocupações com as crianças, pelo que queremos ver qual a possibilidade de trazer os nossos estudantes para ajudarem, mas também para levarem a experiência para Holanda. Porque o foco da nossa escola é mundial e também a aquisição de habilidade para o futuro. E Cabo Verde pode ser um exemplo”, afirmou Ângela da Veiga.
A mesma fonte indicou ainda que, a nível de saúde, observaram a necessidade de equipamentos, e esse é um projecto que podem levar, porque a instituição tem contactos com nos hospitais e casas de repouso na Holanda que podem ajudar também.
“Importante é que quando todos esses equipamentos estiverem em Cabo Verde, que cheguem logo a quem mais precisar”, salientou a mesma.
Também vieram na mesma missão, pela segunda vez, representantes dos Bombeiros Sem Fronteiras da Holanda para reforçar a cooperação com a Proteção Civil da Boa Vista e discutir a ida de bombeiros da ilha para formação na Holanda.
MGL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar