Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) - A União Europeia e Cabo Verde analisam durante a 13ª reunião de diálogo político, a acontecer sexta-feira, em Bruxelas, a parceria especial, com destaque para o projecto Global Gateway Africa, estimado em cerca de 319 milhões de euros.
A reunião vai ser co-presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, Bernard Quintin, em nome da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.
Conforme avançou o chefe da diplomacia cabo-verdiana, a reunião vai ser uma “excelente oportunidade” para aprofundar a parceria especial entre Cabo Verde e a UE, com ênfase nos domínios abrangidos pelo novo Programa de cooperação e investimento Global Gateway (economia azul, energia e o digital).
Este domínio inclui a defesa e segurança, estabilidade e a integração regional de Cabo Verde, bem como as relações económicas.
Numa recente comunicação, José Filomeno Monteiro referiu-se sobre a importância deste encontro, em que vai ser analisado o pacote Global Gateway, estimado em cerca de 319 milhões de euros, recentemente assinado, e que visa apoiar o desenvolvimento sustentável do arquipélago em áreas como infra-estrutura, energia e economia.
Destacou também que a integração regional será um tema central nas discussões, já que Cabo Verde pretende se posicionar como uma “plataforma de facilitação” entre a África, a Europa e as Américas.
“Quanto à integração regional, é uma questão transversal, porque a nossa visão é efectivamente ver Cabo Verde como uma plataforma, uma placa giratória de circulação entre vários continentes (…) onde nós, os cabo-verdianos, podemos ser úteis à CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental], à Europa, e à América Latina”, sublinhou, acrescentando que para isso o país já dispõe de “algumas infra-estruturas essenciais”.
Nesse encontro serão abordadas questões da agenda internacional e regional, bem como das relações bilaterais entre Cabo Verde e a União Europeia.
WN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar