Santo Antão: Amupal pretende retomar contactos com produtores portugueses para instalar unidade de produção de vinhos
Porto Novo, 02 Nov (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), em Santo Antão, pretende retomar os contactos com produtores de vinhos em Portugal com vista a instalar uma unidade de produção nesta ilha, soube-se hoje junto desta associação.
A presidente da Amupal, Josefa Sousa, está em Portugal e não descarta a possibilidade de abordar alguns produtores de vinhos portugueses para apoiarem esta associação a concretizar o projecto, que acalenta há vários anos.
A líder da Amupal, que se deslocou a Portugal para uma formação no âmbito do projecto CIRAWA (Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental), promovido em Santo Antão pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, disse que se houver a oportunidade tentar abordar eventuais parceiros sobre o projecto de produção de vinho em Santo Antão.
A Amupal continua a acreditar que é possível realizar o sonho de produzir vinho em Santo Antão, mais precisamente no Planalto Leste, onde existe “um grande potencial” em termos de produção de uvas.
Nos últimos anos, a Amupal tem estado à procura de parceiros para a concretização do projecto, assegurando que esta associação ainda não desistiu da ideia de montar uma unidade de produção de vinhos em Santo Antão.
O projecto consiste na instalação de uma pequena unidade de produção de vinhos no Planalto Leste, zona com grande potencial a nível de produção de uvas e de outras frutas.
A Amupal pretende apostar na recuperação dos terrenos agrícolas e na construção de um pomar, com vista à revitalização do cultivo de uvas nesse planalto para a produção de vinho.
A Amupal dispõe de uma unidade de transformação de produtos, apostando até agora na produção de sumos, licores e doces.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar