Ribeira Grande, 09 Set (Inforpress) – Vários professores terminaram hoje um Workshop sobre Protecção Infantil contra violência sexual de menores, ministrada pelo técnico do ICCA em Santo Antão, Mário Fortes, no liceu de Coculi, enquadrado no arranque do ano lectivo 2025/2026.
Durante o Workshop de dois dias, Mário Fortes, do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Ribeira Grande, proferiu várias apresentações, envolvendo a plateia com muita interacção e debate nas questões associadas ao abuso sexual de menores que, frisou, "atinge todas as classes sociais, está ligado a aspectos culturais, incluindo acções desiguais entre homens, mulheres, crianças e adolescentes".
Segundo o palestrante, a linguagem associada à sexualidade deve ser do conhecimento de todos, inclusive dos professores, de modo a conhecer e descodificar termos associados a sexualidade para se poder precaver possíveis vítimas da violência sexual.
"Sabemos que muitos não se sentem à vontade para falar da problemática do abuso sexual, mas temos de sensibilizar as outras pessoas e proteger as nossas crianças e adolescentes", alertou.
Mário Fortes disse ainda que nos casos de abuso sexual os sinais de alerta podem ser marcas psicológicas como tristeza, choro, medo desinteresse pelo estudo, ansiedade, entre vários outros.
Segundo a mesma fonte, no mês passado, como técnico do ICCA, atendeu alguns casos de denúncia na Ribeira Grande e o ICCA conta sempre com o apoio dos professores na prevenção e protecção contra o abuso sexual de menores.
A formação sobre Protecção Infantil contra violência sexual de menores contou ainda com resolução de exercícios, trabalhos em grupo, apresentações dos participantes, socialização de alguns folhetos informativos, uma abordagem sobre a lei penal aplicada em Cabo Verde e enquadra-se nas acções da primeira semana do arranque do ano lectivo 2025/2026, realizadas pela delegação do Ministério da Educação da Ribeira Grande.
EL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar