Futebol/ Mundial 2026: Golo de Daylon Livramento deixa Cabo Verde a uma vitória do apuramento histórico

Inicio | Desporto
Futebol/ Mundial 2026: Golo de Daylon Livramento deixa Cabo Verde a uma vitória do apuramento histórico
09/09/25 - 07:40 pm

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) - Um golo apontado por Daylon Livramento hoje no Estádio Nacional, contra os Camarões, deixa a selecção de Cabo Verde a uma vitória de garantir a presença histórica numa fase final de um campeonato do mundo de futebol.

Os Tubarões Azuis, nome pela qual é conhecida a selecção cabo-verdiana, venceram hoje os Camarões por 1-0, em jogo da 8.ª jornada do Grupo D de qualificação africana para o Mundial 2026, realizado na cidade da Praia.

Decorria o minuto 53 quando Daylon Livramento ganhou uma bola ainda no meio campo cabo-verdiano galgou terreno para desferir um remate indefensável para o guarda-redes Onana.

Com este triunfo, Cabo Verde passa a somar 19 pontos, reforçando a primeira posição da tabela e fica com mais quatro que os Camarões (15 pontos).

A Líbia, que na segunda-feira, 08, venceu a Etswatini por 2-0, ocupa a terceira posição com 14 pontos.

Angola com sete pontos defronta as Maurícias (cinco pontos) hoje às 18:00, no Estádio 01 de Novembro, em Luanda.

Faltando duas jornadas para o final desta fase de qualificação, Cabo Verde depende apenas de si próprio para alcançar a primeira participação de sempre num Campeonato do Mundo de futebol. 

Uma vitória nos dois jogos restantes, contra a Líbia em Tripoli ou em casa com a Etswatini, assegurará matematicamente a qualificação histórica.

Os 54 países africanos foram divididos em nove grupos de seis selecções (A a I) e os vencedores de cada grupo apuram-se directamente para o Mundial´2026. 

Os quatro melhores segundos disputarão uma “final-four” que decidirá a equipa a representar África numa repescagem intercontinental, podendo elevar para dez o número de países africanos na competição, a realizar-se em simultâneo em três países: Canadá, Estados Unidos da América e México.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar