Sal-Rei, 09 Set (Inforpress) – A Delegação do Ministério da Educação da Boa Vista iniciou o ano letivo 2025/2026 celebrando uma década de actividades e os 50 anos de independência de Cabo Verde, com foco no aumento das aprovações e diminuição do abandono escolar.
Durante a cerimónia de abertura, que reuniu os profissionais da educação da ilha, a delegada do ME, Risandra Gabriel, destacou o compromisso contínuo com a qualidade da educação, resiliência e confiança, mostrando-se orgulhosa com a actual gestão, ante “progressos notáveis registados desde 2016”.
Entre eles a responsável mencionou avanços a nível de infraestruturas, com todas as escolas básicas da ilha a passarem por obras de reabilitação, a construção de raiz de duas novas escolas, em Rabil e no bairro de Boa Esperança, um investimento do Estado superior a 40 mil contos.
"Muita coisa foi feita, muita melhoria, mas assumimos que ainda há coisas para fazer", reconheceu Risandra Gabriel.
No entanto, a delegada destacou que a melhoria não se limitou às obras, mas também a valorização dos profissionais da educação foi uma prioridade, com a delegação a promover a motivação e o bem-estar dos docentes. Neste ano, a ênfase é no bem-estar emocional, reconhecendo que um professor motivado é fundamental para a qualidade do ensino.
Um momento marcante da cerimónia foi uma conversa sobre motivação docente, dirigida pela psicóloga Simone Lima. A especialista destacou a importância de enfrentar a desmotivação na classe e incentivou os professores a praticarem o autocuidado e a reconhecerem as suas fragilidades, reforçado que um corpo docente emocionalmente saudável é essencial para a qualidade do ensino e sucesso dos alunos.
Com um balanço positivo da última década e o olhar voltado para a resiliência e o crescimento, a Delegação de Educação da Boa Vista reafirmou o compromisso de "continuar a trabalhar para fazer sempre melhor" e para reforçar a importância da resiliência e confiança de toda a comunidade educativa para a melhoria contínua da educação na ilha.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar