São Filipe, 20 Dez (Inforpress) - Nuías Silva, reeleito nas eleições de 01 de Dezembro, assumiu na noite de hoje oficialmente a presidência da câmara de São Filipe com o compromisso de desenvolver o município e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
O acto de posse que marca o início do segundo mandato após “vitória histórica” nas eleições autárquicas realizadas no dia 01 de Dezembro aconteceu na alameda de Cruz dos Passos e foi testemunhado, via plataforma zoom, pela ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva.
Na sua intervenção, Nuias Silva destacou a importância das eleições autárquicas para Cabo Verde e enfatizou o impacto directo das decisões municipais na vida da população e prometeu liderar com responsabilidade e buscar consolidar as mudanças iniciadas nos últimos anos e acelerar novas iniciativas que atendam às aspirações da população de São Filipe.
Nuías Silva apresentou os pilares do projecto "Continuar São Filipe" que, segundo o mesmo, visa posicionar o município de São Filipe como uma capital regional de destaque na região sul de Cabo Verde, promover a atração de investimentos, especialmente de imigrantes e investidores estrangeiros.
Entre as prioridades estão a conclusão de obras em andamento como o estádio regional 5 de Julho, pavilhão gimnodesportivo, estádio de Patim, a modernização do município e a criação de oportunidades económicas para reduzir desigualdades e vulnerabilidades sociais.
"A nossa missão é transformar São Filipe num município para visitar, investir, viver e amar", afirmou o presidente que, por isso, se comprometeu a trabalhar por melhores condições de habitação, saúde, educação e formação, além de impulsionar sectores estratégicos como agricultura, pesca e empreendedorismo.
A sustentabilidade ambiental e energética também está na agenda, com projectos de transição energética, recolha e tratamento de resíduos sólidos e aumento de postos de recarga para veículos eléctricos.
No campo cultural e turístico, apontou a realização de trabalho para o reconhecimento de São Filipe como Patrimônio Mundial da Humanidade, a valorização do centro histórico e promoção de uma agenda cultural robusta para os próximos anos cobrindo todos os sectores da cultura como reabilitação do museu municipal e instalação do centro interpretativo, intervenção no centro cultural Arrnand Montrond, sem esquecer as festas tradicionais.
O desporto será outro destaque, com incentivo a modalidades como futebol, hipismo, natação e desportos paralímpicos, com o objectivo de transformar São Filipe num município de campeões e fortalecer a marca da Ilha do Fogo como reserva mundial da biosfera.
Nuías Silva reafirmou o seu compromisso com o diálogo e a inclusão, garantindo abertura para ideias da oposição que possam beneficiar o município e sublinhou que trabalhará com todos para realizar os sonhos dos autarcas, mas também os sonhos das diversas localidades que compõem o município e da sua população.
Com um mandato ancorado em ambições estratégicas e sustentáveis, Nuías Silva conclamou todos os moradores a se unirem no desafio de projectar São Filipe para os próximos 50 anos.
"Estamos comprometidos com o desenvolvimento económico, social e ambiental, em busca de um futuro próspero para todos", referiu, prometendo neste novo ciclo reforçar São Filipe como um exemplo de gestão autárquica eficiente, voltada para a inovação e a construção de um município mais desenvolvido e inclusivo.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar