Cidade da Praia, 19 Dez. (Inforpress) - A Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana manifestou hoje o interesse em aprofundar a colaboração com a Polícia Federal Brasileira e outras instituições parceiras brasileiras, visando aproveitar a “vasta experiência e capacidade” da sua homóloga.
Segundo a comunicação da PJ, este propósito foi expresso pelo director nacional da Polícia Judiciária, Manuel da Lomba, durante a visita de cortesia do novo embaixador do Brasil em Cabo Verde, Alexandre Henrique Scultori de Azevedo Silva.
Para o director nacional da PJ, instituição que também manifestou o ensejo em reforçar a cooperação com Embaixada do Brasil, “esta visita reveste-se de grande importância, uma vez que, além do Brasil ser considerado um país irmão, tem vindo a fortalecer as suas relações de cooperação com a PJ, nomeadamente através de protocolos com a Polícia Federal Brasileira”.
O embaixador Alexandre Silva sublinhou, por sua vez, a importância desta visita em “estreitar os laços de cooperação judicial e de investigação, com foco em áreas em que as duas instituições possam colaborar, especialmente no combate ao crime transnacional, em particular ao tráfico de droga”.
Reforçou, ainda, “a necessidade da PJ identificar vulnerabilidades e de retomar e reforçar as parcerias, incluindo a disponibilização de mais recursos, equipamentos tecnológicos, apoio em inteligência e formação, de modo a superar os desafios existentes”.
A PJ de Cabo Verde, o Ministério Público brasileiro e a Polícia Federal Brasileira têm trabalhado em estreita colaboração, com sucessos alcançados em várias operações de combate ao tráfico de drogas.
Durante o encontro, realizado na Direção Central da PJ, estiveram também presentes o director nacional adjunto da PJ, Silvino da Veiga, o diretor central de Investigação Criminal, Natalino Correia, e o director do Centro de Formação da PJ, André Semedo.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar