Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, defendeu hoje, na Praia, a necessidade de se adoptar “políticas públicas corajosas” que promovam a eficiência energética na produção, consumo e distribuição.
O governante falava na abertura do segundo Seminário de Energia e Clima da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), focado nas estratégias de mobilização de financiamento climático dos países da comunidade, e no papel dos fundos nacionais e multilaterais para cumprir esse propósito.
Alexandre Monteiro considerou que a transição para um sistema energético baseado em energias renováveis é uma das “acções decisivas” para enfrentar a crise climática, no entanto disse que exige transformações “profundas e abrangentes” que não se limitem à adoção de apenas novas tecnologias.
“Precisamos de políticas públicas corajosas que criem um ambiente propício para o desenvolvimento e a adoção de energias renováveis. Essas políticas também devem apostar na capacitação dos recursos humanos, no investimento em pesquisa e desenvolvimento”, advogou.
Para além disso, Alexandre Monteiro indicou que é preciso “investimentos robustos” que suportem a implementação de infra-estruturas estratégicas adequadas a um sistema eléctrico com elevado nível de penetração de energias renováveis.
Neste sentido, disse esperar que o seminário contribua para ajudar na identificação das melhores oportunidades de financiamento para acelerar a transição energética nos países.
Na mesma linha, a presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), Mayra Pereira, sublinhou ser essencial que os países de língua portuguesa se apresentem de forma coerente, destacando as particularidades, desafios e conquistas e contribuir com propostas que reflictam as realidades e necessidades das comunidades.
“O intercâmbio de experiências e boas práticas pode ajudar-nos a enfrentar os desafios climáticos de maneira mais eficaz, assim sendo conseguiremos fortalecer as nossas capacidades e acelerar a implementação de soluções que já estão a ser testadas com sucesso em várias partes do mundo”, frisou.
Este seminário tem como objectivo promover a troca de experiências e a cooperação entre entidades públicas e privadas dos países da CPLP, com vista ao aproveitamento dos diferentes mecanismos de financiamento climático para apoiar na implementação das suas estratégias de transição energética.
O evento é promovido pelo Governo de Cabo Verde, a Agência luxemburguesa para a Cooperação e Desenvolvimento (LuxDev) e Ministério de Infra-estruturas e Recursos Naturais do Governo de São Tomé e Príncipe, que detém a presidência pro tempore da CPLP.
OS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar