Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) - O primeiro-ministro homenageou hoje os atletas que participaram no Campeonato Africano de Natação – Zona II, realizado este mês em Accra (Gana) pelo “desempenho notável” na conquista de 19 medalhas, dos quais nove de ouro.
No total Cabo Verde logrou 19 medalhas, sendo nove de ouro, seis de prata e quatro de bronze nessa competição.
Para Ulisses Correia e Silva, que enalteceu o simbolismo da homenagem, “esses momentos são também de uma grande responsabilidade, para cada vez que estas disciplinas trazem medalhas aumenta a responsabilidade do Governo, enquanto patrocinador, para que o país possa ter, cada vez, mais campeões, “nas condições que o país tem”.
“Há muito trabalho, muito empenho e há muito talento. Nós temos que colocar ainda mais condições, para reconhecer o bom desempenho dos atletas relativamente à conquista das medalhas no Campeonato Africano da Zona II. Este evento é também um estímulo e incentivo para continuarem a apostar, fazer mais e melhor”, realçou o chefe do Governo.
Já o treinador da selecção de Cabo Verde da modalidade, José Ibañez, considerou tratar-se de uma “honra e orgulho” para qualquer delegação representar o país, ainda mais quando os trabalhos são reconhecidos e homenageados pelo Governo, “fruto de muito trabalho num caminho longo e desafiante, apesar da falta de infra-estruturas adequadas”.
Enquanto isso, em representação dos atletas, Pedro Batalha, desportista júnior, enalteceu o orgulho de representar o país numa competição desse nível, alegando que valeu a pena todas as dificuldades ultrapassadas, por considerar indispensável para adquirir conhecimento e experiências para futuras provas.
A selecção de Cabo Verde de natação alcançou o quarto lugar na classificação geral no escalão júnior e quinta posição no sénior, com a equipa nacional feminina júnior a destacar-se ao conquistar o primeiro lugar como melhor equipa da competição.
A atleta Wilina Jules-Marthe destacou-se como a melhor nadadora feminina júnior ao conquistar sete medalhas de ouro (as primeiras da história da natação de Cabo Verde) uma de prata e uma de bronze na estafeta sénior.
A sua irmã, Will-Insha Jules-Marthe, também brilhou, ao arrecadar três medalhas de prata e uma de bronze na competição sénior, além da medalha da estafeta, ao passo que o treinador nacional, José Ibañez, que competiu na categoria Master, conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
No escalão júnior, a equipa obteve ainda uma medalha de bronze na estafeta.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar