Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) - O vice-presidente do Movimento para a Democracia (MpD) Olavo Correia ressaltou hoje a importância de respeitar os resultados das eleições autárquicas 2024, avançando que o partido vai continuar a trabalhar para voltar a merecer a confiança dos cabo-verdianos.
Olavo Correia fez esta observação à imprensa à margem da reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento do Sector Financeiro (CNDSF), na cidade da Praia, tendo afirmado que o povo cabo-verdiano tomou sua decisão e que, como país democrático, é necessário respeitar os resultados.
“O povo cabo-verdiano decidiu. Somos um país democrático, temos que respeitar os resultados e continuar a trabalhar para voltar a merecer, digamos, a confiança dos cabo-verdianos”, afirmou.
“Nós temos aqui que procurar todos os dias dar as melhores respostas ao nível do governo, ao nível do partido, para que o MpD continue a merecer, digamos, a confiança dos cabo-verdianos”, acrescentou o também vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e ministro da Economia Digital.
Em resposta a questionamentos sobre a liderança do MpD e se considera que a derrota nas eleições está ligada ao presidente do partido, Ulisses Correia e Silva, o vice-presidente Olavo Correia disse que “não”, reafirmando que o partido já se pronunciou sobre o assunto.
“Todo o assunto será discutido em sede da Comissão Política Nacional e também da Direcção Nacional, onde serão tomadas as decisões convenientes para projectar de novo o MpD enquanto partido maioritário em Cabo Verde”, salientou.
Nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro, o MpD perdeu sete municípios para o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), que passa a governar 15 das 22 câmaras.
A Direcção Nacional do MpD convocou para 11 de Janeiro de 2025, uma reunião para traçar novas estratégias e conseguir vencer as eleições legislativas de 2026.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar