Mindelo, 12 Dez (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas manteve hoje um encontro com os agentes do Carnaval mindelense para tomar pulso dos trabalhos e das dificuldades encontradas no evento que considerou ser “extremamente importante”.
Augusto Veiga, que falava após a reunião, asseverou que pretende dar uma “grande atenção” ao Carnaval por ser este um “grande produto cultural” de Cabo Verde.
Daí, a razão de efectivar este terceiro encontro com os agentes e de já ter em agenda mais outros dois.
“É um diálogo permanente porque acreditamos que o Carnaval é extremamente importante e a nível de São Vicente sabemos qual a importância do Carnaval, movimenta toda a ilha e está no sangue do mindelense”, considerou o governante.
O ministro disse querer estar sempre a par dos trabalhos e das dificuldades dos grupos de São Vicente, mas também de São Nicolau, Sal e Cidade da Praia, com os quais já se reuniu, ou conta reunir.
Para já, conforme a mesma fonte, o objectivo é reforçar a verba a nível nacional e, ao mesmo tempo, investir lá onde o Carnaval é mais forte.
Da parte dos agentes, o presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV), Marco Bento, asseverou que quiseram mostrar ao ministro os problemas enfrentados, principalmente no arranque dos trabalhos nos estaleiros.
Por outro lado, esperam a sensibilidade do governante por este ter representado antes o sector privado da cultura.
Quanto ao aumento acredita que não será “muito significativo” diante do bolo nacional, mas, sustentou, que “qualquer aumento é bom”.
Entretanto, Marco Bento procurou desmistificar a ideia de que o Carnaval mindelense é feito através do financiamento recebido da câmara municipal e do Estado, que são de “grande ajuda”, mas não o mais importante.
“O Carnaval de São Vicente é feito pelos foliões, por exemplo uma rainha que gasta 400-500 contos para fazer a sua roupa. Todos os foliões contribuem para o Carnaval”, sustentou, referindo-se à “grande paixão” dos sanvicentinos por esta festa.
Além do encontro com agentes do Carnaval, a agenda do ministro da Cultura hoje, em São Vicente, fez-se também de um encontro com os artesãos participantes da Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde, que decorre até domingo, 15.
Augusto Veiga assinou ainda um protocolo de apoio financeiro com a empresa de entretenimento Staff Promo para um projecto de formação na área de promoção de eventos.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar