Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – O grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD-poder) enalteceu hoje os “avanços significativos” alcançados por este Governo em relação à criação de emprego, ao crescimento económico e à redução da pobreza em Cabo Verde.
Estas constatações foram feitas pelo representante da bancada do MpD, o deputado eleito pelo círculo eleitoral do Sal, Aniceto Barbosa, durante uma declaração política no parlamento.
No seu discurso, o deputado enalteceu os resultados da política pública do Governo do MpD que diz ser “eficaz, comprometida com o futuro de Cabo Verde e, acima de tudo, com as condições de vida de cada cabo-verdiano”.
“É com satisfação que destacamos os avanços significativos alcançados por este Governo em relação à criação de emprego, ao crescimento económico e à redução da pobreza em Cabo Verde”, assinalou.
Conforme argumentou Aniceto Barbosa, Cabo Verde está a crescer e a economia cabo-verdiana está a emergir fortemente dos recentes choques, com o turismo a desempenhar um papel fundamental.
O crescimento registado, apoiado num recorde de mais de um milhão de turistas chegados ao país, segundo realçou, impulsionaram a actividade e o sector do serviço, afirmando que esta dinâmica crescente se manteve em 2024, prevendo-se a continuação do crescimento económico.
“Afinal, o MpD governa para as pessoas e com as pessoas no centro das suas políticas. Enaltecer, sim, pela visão política clara, voltada para encarar os desafios e transformá-los em oportunidades”, assegurou.
Este parlamentar mostrou que hoje a pobreza absoluta reduziu-se de 35,5 por cento (%) em 2015 para 24,65%, a pobreza extrema passou de 4,56% em 2015 para 2,28% e a taxa de desemprego para 8,8%.
Com isso, assegurou o compromisso do Governo em priorizar investimentos que estimulam o empreendedorismo e o desenvolvimento do sector privado que, segundo disse, tem sido essencial para gerar mais oportunidades de emprego.
Aniceto Barbosa reafirmou, neste sentido, o compromisso e empenho do executivo em continuar a promover o progresso económico e social a bem de todos os cabo-verdianos e a bem do próprio país.
Em reacção, os deputados da oposição, primeiramente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, contestou esses dados considerando que o país tem que ser analisado de uma forma global.
“E ao analisarmos o país de uma forma global, o que nós vemos é que apesar de alguns dados serem positivos, continuamos a ter inúmeras famílias a viverem no estado de pobreza que é extremamente crítico e com dificuldades terríveis de poderem assumir as suas responsabilidades”, observou.
Na mesma linha, o deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) Fidel de Pina afirmou que o MpD apresentou um conjunto de dados que não reflectem a realidade do país e o sentimento das pessoas, porque “está-se perante um mau Governo que tem falhado com os cabo-verdianos, e sobretudo com os jovens”.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar