Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou hoje que a relação entre Cabo Verde e Portugal são “boas”, mas defendeu um “valor acrescentado” a nível parlamentar, visando o estreitamento das relações.
José Pedro Aguiar-Branco assumiu esta posição ao enaltecer as boas relações entre os dois países, em declarações à imprensa, à margem da visita efectuada ao Presidente da República, José Maria Neves, nesta tarde.
O chefe da casa parlamentar português considerou que com o chamado “Grupo de Amizade Portugal-Cabo Verde”, que visa a interação entre os deputados dos dois países, vai ser possível entre parlamentares trocar opiniões, analisar projectos que possam ser materializados entre os dois países.
“São situações que pelo maior conhecimento e pela melhor aproximação mesmo pessoal entre os parlamentares, seguramente que isso ajudará a dar ainda mais valor acrescentado às relações entre os dois países”, acrescentou José Pedro Aguiar.
Entretanto disse que o encontro com o chefe de Estado serviu para colocá-lo por dentro do protocolo assinado com o seu homólogo, Austelino Correia, e trocarem impressões sobre as relações “excepcionais” que existem entre os dois países, nomeadamente a nível da diplomacia parlamentar.
A mesma fonte abordou também a importância das cimeiras dos executivos, que acontecem de dois em dois anos, de como os deputados de ambos os parlamentares podem contribuir no tratamento de temas de relevo para os dois países, citando como exemplo o sector energético.
“As matérias entre Portugal e Cabo Verde são muito transversais, no que diz respeito também à comunidade cabo-verdiana, que é importante em Portugal, e o que desejamos é que os executivos possam nas respectivas agendas acrescentar, por via das sugestões e recomendações do Parlamento, matérias que importam aos dois países”, finalizou José Pedro Aguiar.
OS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar