Autárquicas 2024/Ribeira Grande: Armindo Luz é o novo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande em Santo Antão

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Ribeira Grande: Armindo Luz é o novo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande em Santo Antão
02/12/24 - 01:56 am

Ribeira Grande, 02 Dez (Inforpress) - O candidato do MpD, Armindo Luz, foi eleito presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, em Santo Antão, nas eleições autárquicas de domingo, alcançando a maioria absoluta com cerca de 60% dos votos.

Na sua primeira declaração após a vitória, o novo presidente destacou a importância histórica do município para o partido e reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da população ribeira-grandense.

“Ribeira Grande é um município histórico do MpD, com uma importância crucial para o nosso sistema político. Hoje conseguimos mais uma grande vitória. Mas, mais do que uma vitória partidária, esta é uma vitória do trabalho, da humildade e da responsabilidade. Porque, como sabemos, vencer as eleições pode ser fácil, mas governar é o verdadeiro desafio", afirmou Armindo Luz, sublinhando a necessidade de uma gestão humilde, realista e responsável.

O novo presidente ainda frisou que a sua plataforma de campanha foi muito clara e que os ribeiragrandenses compreenderam a proposta do seu projecto para o concelho.

“A nossa mensagem clara por Ribeira Grande e pelas suas gentes foi o que nos uniu e nos proporcionou esta vitória expressiva. Uma vitória clara, que demonstra a confiança da população no nosso trabalho sério e comprometido", afirmou Armindo Luz, que também sublinhou que não há dúvidas de que o apoio dos eleitores é uma confirmação da fé no projecto do MpD para o município.

Armindo Luz também detalhou os 10 eixos de intervenção que nortearão a sua administração. Entre as principais prioridades, destacam-se o desencravamento de localidades, recuperação de habitação e comprometeu-se a investir no desporto, na cultura, na juventude, bem como em iniciativas que promovam a geração de emprego e rendimento.

Armindo Luz reafirmou que a sua principal missão será criar oportunidades para os jovens, para que possam construir o seu futuro com orgulho em Ribeira Grande.

"O nosso compromisso é com as pessoas e com a terra. Queremos que os jovens sintam orgulho em viver e crescer neste município. Esse é o nosso maior desafio e nossa principal prioridade", concluiu.

Maria Teresa Cruz, candidata do PAICV, comentou o resultado com a imprensa, afirmando que aceitou a decisão do povo, pois “o povo é soberano” e foi ele quem tomou a decisão final.

A candidata expressou a sua gratidão pela confiança recebida durante a campanha, destacando que, ao longo do contacto com os eleitores, pôde perceber as dificuldades enfrentadas pelas famílias do concelho.

“Nós aceitámos os resultados, e vamos esperar o que vai ser daqui para frente, porque sabemos que o povo, ao longo do nosso contacto, sempre nos mostrou todas as dificuldades que têm ultrapassado aqui no concelho. Aproveito para dar parabéns também a todos os candidatos do PAICV que ganharam eleições e, ao mesmo tempo, apresento os parabéns ao adversário político que venceu as eleições no concelho da Ribeira Grande”, disse.

Por sua vez, Lucas Lima, candidato da UCID, afirmou que não ficou surpreso com o resultado, pois, durante a campanha, notou situações que o deixaram “apreensivo”. 

Segundo Lima, as pessoas demonstravam, em várias ocasiões, um comportamento contraditório, “dizendo uma coisa e fazendo outra”.

Para Lucas Lima, isso reflete um bloqueio mental generalizado, que a sua campanha tentou, sem sucesso, desafiar.

“Notei um certo bloqueio mental nas pessoas. A nossa campanha foi mais uma tentativa de desbloquear essas ideias. Hoje, mais do que um dia de eleições, era um dia de liberdade, um dia de libertação. Ou conseguimos libertar-nos desse bloqueio mental que dura há 33 anos, ou então vamos continuar a sofrer com isso por mais alguns anos. E não estou muito esperançado de que este problema se resolva daqui a 10 anos. Não vai, não vai de certeza”, afirmou Lucas Lima.

Quanto à conquista de uma vaga na Assembleia Municipal, Lucas Lima minimizou a importância do resultado, destacando que, para a UCID, o lugar conquistado não tem grande relevância.

Segundo Lucas Lima, trata-se apenas de “um lugar” que, no final das contas, não terá grande impacto nas decisões da nova equipa camarária.

“Não vai interferir grandemente em nada, apenas será uma representação que não muda a dinâmica da Câmara Municipal”, completou.

LFS/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar