Autárquicas 2024/São Vicente: MpD vence sem maioria absoluta, mas deixa Augusto Neves satisfeito

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Vicente: MpD vence sem maioria absoluta, mas deixa Augusto Neves satisfeito
02/12/24 - 01:18 am

Mindelo, 02 Dez (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD) venceu na noite de domingo, 01, as eleições autárquicas em São Vicente, mas sem conseguir a maioria absoluta, o que mesmo assim deixa Augusto Neves satisfeito com os resultados.

Em reacção à Inforpress na sede de campanha, na Rua de Lisboa, Augusto Neves considerou os resultados “extremamente positivos” já que teve de lutar contra “vários adversários”.

Quanto às dificuldades que disse ter encontrado na última governação, por causa de uma câmara também repartida, o candidato vencedor assegurou que a “melhor convivência” dependerá da oposição que “quer queira ou quer não queira terá de trabalhar”.

Da sua parte, afiançou que vai seguir o plano de actividades e o orçamento já aprovados tendo como uma das prioridades o sector de habitação social e requalificação urbana, nos quais espera contar com o apoio do Governo.

Conforme os dados actualizados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) no site Autárquicas 2024, os resultados provisórios dão o MpD como o vencedor das autárquicas em São Vicente com 41,3 por cento (%) dos votos (11.238 votos), e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que cresceu nestas eleições e se posicionou como a segunda força política da ilha, ficou com 26,4% (7.192 votos).

Já a UCID, que era até agora a segunda força política, desceu para a terceira posição com 24 ,6% (6.668 votos).

As candidaturas independentes ficaram com os restantes dos votos numa eleição em que a abstenção se situou em 50,4%, ou seja, 27.709 eleitores não foram votar.

O Soncent katem Parada ficou com 2% (539 votos) e o Movimento Autónomo Sãpvicentino com 1,9% (511 votos).

Em São Vicente concorriam ao cargo de presidente da câmara municipal Augusto Neves, do Movimento para a Democracia (MpD), António Duarte, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), António Monteiro da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do Movimento Autónomo Sãovicentino (MAS).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar