Autárquicas 2024/São Filipe: Nuías Silva reeleito presidente da câmara de São Filipe com maioria qualificada

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Filipe: Nuías Silva reeleito presidente da câmara de São Filipe com maioria qualificada
02/12/24 - 12:52 am

São Filipe, 01 Dez (Inforpress) – O candidato do PAICV Nuías Silva venceu hoje as eleições autárquicas com maioria qualificada para a câmara de São Filipe ao derrotar os candidatos António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).

Nuías Silva, candidato à sua própria sucessão, obteve um resultado histórico em São Filipe com mais de três mil votos em relação ao candidato do Movimento para a Democracia (MpD).

Quando falta apurar uma mesa, o candidato do PAICV obteve 5.510 votos contra 2.177 do MpD e 111 votos da UCID.

Assim que começaram a surgir os primeiros resultados, os apoiantes da candidatura do PAICV começaram a concentrar-se à frente da sede da campanha, contrastando com o cenário à frente da sede de campanha de MpD que praticamente se encontra deserta.

Nuías Silva chegou à sede da campanha por volta das 23:00 e foi recebido por uma multidão que o aguardava junto na alameda de Cruz dos Passos.

Nuías Silva disse estar com sentimento de alegria porque o projecto “Continuar São Filipe” obteve uma “vitoria estrondosa” com maioria qualificada, resultado que considerou histórico, ganhando 56 das 58 mesas de assembleia de votos.

“É sinal que São Filipe está em boas mãos e que sanfilipense quer que continuemos São Filipe e hoje prometemos que vamos cumprir São Filipe com muito mais realizações”, disse o reeleito presidente da câmara de São Filipe.

Destacou a vitória em localidades onde nunca o PAICV tinha conquistado como Ponta Verde e Lomba.

“Outra satisfação é que em São Filipe cidade ganhamos todas as mesas de assembleias de votos”, disse Nuías Silva.

Na qualidade de vice-presidente do PAICV, Nuías Silva não escondeu a sua satisfação porque o objectivo traçado de ganhar  a Região Fogo/Brava aconteceu, com o PAICV a ganhar São Filipe com maioria qualificada, o maior resultado em termos percentuais de Cabo Verde, mas também todas as câmaras da região, o que permite uma “boa convergência” para trabalhar para desenvolver a Região Fogo/Brava

“O PAICV é a candidatura autárquica vencedora das eleições o que permitirá implementar uma grande agenda autárquica para Cabo Verde e ajudar PAICV a atingir poder em 2026” disse Nuías Silva, que observou que São Filipe e ele próprio estão disponíveis para ajudar o partido a ser governo em 2026.

Segundo o mesmo, a responsabilidade de governação é mobilizar São Filipe e vai trabalhar para o PAICV, MpD e UCID e PAICV, porque quer um São Filipe, o Fogo e a Região Fogo/Brava inclusiva para ser exemplo a nível nacional e nas próximas eleições ter “mais e melhor resultado”.

Com relação a abstenção, que rondou os 49,6 por cento (%), Nuías Silva não quis tecer considerações, mas admitiu que possa estar ligada ao fenómeno de emigração, mas dentro da média nacional. Sublinhou que os sanfilipenses saíram em massa, o que permitiu ter 3.300 votos de diferença quando na última eleição ganhou com apenas 400 votos de diferença.

“Nuías Silva está e estará sempre disponível para São Filipe e estar disponível pode ser aqui (São Filipe) ou em outro sítio e o mais importante é que São Filipe ganhe”, disse sem levantar o véu sobre possível disputa da liderança do PAICV.

O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) António Cardoso não prestou declarações e nem esteve na sede por volta das 22:00 e o staff da candidatura disse que falará em conferência de imprensa na segunda-feira.

Quanto ao candidato da UCID também não foi possível contactá-lo e a sede de campanha estava fechada assim que começaram a surgir os primeiros resultados.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar