Porto Inglês, 01 Dez (Inforpress) – Os dados provisórios das eleições autárquicas de hoje apontam para a eleição de Valdino Rely Brito (PAICV) como novo presidente da Câmara Municipal do Maio, quando 100% das mesas estão apuradas.
Os dados publicados no site da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) apontam para 1.349 votos para o PAICV e 1.317 votos para o MpD, destronando assim Miguel Rosa (MpD) que tentava o terceiro mandato à frente da autarquia maiense.
Na Assembleia Municipal, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), com 1.361 votos (49.6%) fez eleger sete deputados, contra seis do Movimento para a Democracia (MpD),
Em uma primeira reação à vitória, Rely Brito mostrou-se feliz e comprometeu-se a “trabalhar incansavelmente” para o desenvolvimento do Maio.
“Gostaria de agradecer a Deus, a toda a minha equipa e ao povo do Maio por sempre acreditar no meu projecto. Esta vitória é a confirmação nas urnas de todas as sondagens e espero, agora, trabalhar incansavelmente para o desenvolvimento do Maio e colocar a ilha entre as mais desenvolvidas e que orgulha todos os maienses”, reagiu Rely Brito em clima de festa na sede de campanha.
Rely Brito disse que vai trabalhar focado nas pessoas e pelas pessoas em primeiro lugar.
Já o candidato derrotado, Miguel Rosa, disse respeitar a decisão do povo e felicitou publicamente o candidato eleito do PAICV.
“Na democracia o povo é quem decide. Na escolha deste domingo, livre e democrática, entre a nossa proposta de continuar a transformação da nossa ilha e da candidatura adversária, os maienses fizeram a sua escolha. Temos que respeitar porque não há subterfúgios face a uma decisão soberana do povo”, reagiu, desejando sucesso a Rely Brito na missão de liderar a ilha nos próximos quatro anos.
Os dados provisórios apontam, ainda, para um total de 29 votos nulos, 46 brancos e uma taxa de abstenção de 45,2%, em um total de 5.006 inscritos.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar