Porto Novo, 29 Out (Inforpress) – O centro de transformação agroalimentar da Casa de Meio, no município do Porto Novo, em Santo Antão, completou agora em Outubro dois anos de funcionamento, período marcado com a colocação de quatro produtos no mercado.
Otelinda Medina, uma das sete mulheres que beneficiam do centro, explicou que este espaço começou a operar em Outubro de 2022, com a produção de licores e temperos e, nesses dois anos de funcionamento, alargou o leque de produtos para quatro, com o fabrico de doces e mel “bissap” (hibiscus sabdariffa).
Além disso, este espaço tem apostado também na gastronomia local (cachupa, cuscuz de terra, fonguinhos).
A mesma fonte enalteceu o facto de o centro de transformação agroalimentar, instalado no âmbito do projecto jovens agricultores da Casa de Meio, promovido no âmbito da cooperação portuguesa, estar a beneficiar um grupo de mulheres que consegue algum rendimento com a transformação dos produtos.
A produção de mel de “bissap”, de nome científico hibiscus sabdariffa, se deve ao cultivo desta espécie localmente através do campo experimental da Casa de Meio, instalado no âmbito do projecto sobre sistemas agroflorestais de Santo Antão.
O projecto jovens agricultores da Casa de Meio, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, contou com o co-financiamento do Governo, do Instituto Camões e do Sistema das Nações Unidas, tendo a parceria da edilidade porto-novense.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar